Gravidez merece cuidados especiais

Por: Rita Grubba

14/04/2018 - 15:04 - Atualizada em: 14/05/2018 - 15:18

A mulher está cada dia mais inserida no mercado de trabalho e, com isto, tem deixado para ter filhos na idade limite da fertilidade feminina, quando seu corpo não está mais no auge da vitalidade, implicando em cuidados especiais para evitar dores e desconfortos. A gestação provoca estresse para o corpo,porque além do sobrepeso gera alterações nos sistemas circulatório, respiratório, musculoesquelético,  osteoarticular e postural.

É um período mágico na vida da mulher, mas ocorrem muitas mudanças físicas e emocionais. É fundamental ter cautela principalmente nas gestações tardias, onde os cuidados devem ser redobrados. A área da fisioterapia tem se aperfeiçoado cada vez mais para que este período seja o mais prazeroso possível. A  hidroterapia, o pilates e a acupuntura, de acordo com estudos, são as terapias mais benéficas nesta fase.

Os principais objetivos da hidroterapia e do pilates, são a manutenção da integridade física com alongamentos e fortalecimento muscular, preparação para o parto, prevenção de dores e edemas, evitar ganho de peso excessivo, recuperação pós-parto, melhora da resistência cardiovascular e a promoção da interação entre mamãe e bebê. Estas terapias são modificadas para a necessidade especifica da gestante, principalmente porque muitas mulheres iniciam a atividade física após a descoberta da gravidez.

Mulheres que já se exercitam com frequência, passam por este período com menos intercorrências. A acupuntura é usada cada dia mais, com resultados surpreendentes.Um estudo recente divulgado no 30º Encontro Anual da Sociedade de Medicina Materno-Fetal, em Chicago (EUA), revelou que a acupuntura pode ser eficaz também para reduzir os sintomas de depressão.Entre os seus maravilhosos efeitos, Estão a redução dos enjoos e vômitos, amenizar a azia, redução da ansiedade principalmente nos dias que antecedem o parto, controle do  metabolismo, minimizar as dores de cabeça, as dores lombares e, por fim, evitar o uso de medicamentos. Período especial merece cuidados especiais e desfrute dos benefícios que a saúde atual oferece a você.