“Cuidados na amamentação evitam complicações na audição do bebê”

Foto divulgação

Por: Ricardo Godoy Bueno (CAJ)

05/05/2021 - 07:05 - Atualizada em: 05/05/2021 - 13:19

A amamentação é indispensável no suprimento das necessidades nutricionais do bebê nos primeiros meses de vida, podendo ser de três formas: natural quando a amamentação é no peito materno; artificial pela mamadeira e a mista que intercala a natural e a artificial.

É importante na hora da amamentação que a mãe e o bebê estejam em uma posição confortável e, principalmente, que o bebê fique posicionado com a cabeça elevada 45º em relação à cadeira, sem que o bebê esteja totalmente deitado, evitando que na hora da deglutição o leite escorra pelo ouvido, o que pode ocasionar infecções, chamadas de otites. Quando a mãe amamentar o bebê na posição deitada, o ideal é que coloque um travesseiro para o bebê, evitando que a cabeça dele fique muito baixa.

No nosso ouvido, temos a tuba auditiva, que é um canal que comunica o nariz e a garganta com o ouvido. No bebê ela é pequena e horizontalizada, o que facilita o escoamento do leite para a orelha média, causando otites.
Já, no adulto, a tuba auditiva é verticalizada, diminuindo os riscos dos alimentos, principalmente líquidos, atingirem a orelha média e causarem as otites.

Assim, adotar a posição adequada durante a fase em que o bebê é amamentado vai fazer com que a criança consiga sugar e deglutir de maneira eficiente, tornando o momento da amamentação prazeroso para o bebê e sua mãe, evitando problemas futuros com a audição, sendo que as otites causam incomodo para os bebês.

Para maior informação em caso de dúvidas sobre a amamentação, recomenda-se a orientação de um Fonoaudiólogo, seja na maternidade ou em uma clínica e até mesmo em um posto saúde mais próximo. Lembre-se: amamentar é um ato de amor e promove a total integração mãe e bebê, devendo ser um momento de muito carinho e prazer.

Onde encontrar

O CAJ está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, número 889, no bairro Centro em Jaraguá do Sul. Para mais informações você pode acessar as redes sociais da empresa Facebook ou Instagram ou entrar em contato pelos telefones:

Jaraguá do Sul: (47) 3372-2364 Whatsapp: (47) 99972-5395.