A princípio para esta terça-feira (5) o comportamento do tempo para Jaraguá do Sul segue bastante variado, uma alternância entre sol e momentos de muitas nuvens, bastante calor e temperaturas que podem chegar aos 33ºC, 34ºC.

Por conta do calor aliado ao alto padrão de umidade relativa do ar tem chance para ter alguns temporais mal distribuídos durante a tarde e turno da noite.

Enquanto numa área ocorre um temporal com chuva forte, granizo e ventania, em outra área próxima, vizinha, muitas vezes não passa de um aumento de nuvens.

Na quarta-feira (6) um centro de baixa pressão deve organizar muitas áreas de instabilidade sobre Santa Catarina com chance para ter alguns temporais.

A temperatura máxima deve ficar em torno dos 32ºC a 34ºC, ainda vai ser um dia bem quente, mas principalmente o período da manhã. A míima vai ficar em torno dos 20ºC e a mínima na terça-feira vai ficar em torno dos 22ºC.

Na quinta (7) e sexta-feira (8), o tempo volta a ficar um pouco mais estável, com sol e variação de nuvens, e se tiver alguma pancada de chuva é bem isolada à tarde.

Previsão do tempo para Santa Catarina

Terça-feira (05/01):

Condições do tempo: Sol e períodos de muitas nuvens em SC devido à interferência de uma massa de ar quente. Aumento progressivo da nebulosidade durante a tarde e noite com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios de uma maneira mal distribuída. Risco de tempestades de verão (chuva
torrencial, granizo e ventania – transtornos pontuais).

Temperatura e umidade: Agradável pela manhã com mínimas entre 19ºC a 22ºC no São Miguel do Oeste e Chapecó, 14ºC a 17ºC em Joaçaba e Lages, 18ºC a 21ºC na Faixa Litorânea incluindo o Vale do Itajaí, sendo que no Topo da Serra a mínima pode ficar em torno de 9ºC a 11ºC nas baixadas e vales. Temperatura máxima em gradativa elevação variando entre 30ºC a 33ºC em Chapecó incluindo as proximidades de Joaçaba, Ouro e Maravilha e Itapiranga, 34ºC a 37ºC em Criciúma, 26ºC a 29ºC em Lages, São Joaquim e oscilando entre 31ºC a 34ºCºC em Mafra, Florianópolis, Brusque, Jaraguá do Sul e Ituporanga.

Vento: noroeste a nordeste com velocidade de 10 a 20 km/h com rajadas de 40 km/h.

Quarta-feira (06/01): risco alto de tempestades

Condições do tempo: Sol e aumento das nuvens com forte sensação de abafamento. Um centro de baixa pressão alimentado pelo intenso escoamento de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica em combinação com uma perturbação nos níveis intermediários da atmosfera (próximo dos 5500 m de altitude), propiciam a propagação de áreas de instabilidades que avançam rapidamente sobre o estado catarinense com previsão de pancadas de chuva com raios e com potencial alto para o desenvolvimento de tempestades
severas (chuva torrencial, granizo e ventania com transtornos).

Temperatura e umidade: Abafado pela manhã com mínimas entre 21ºC a 24ºC no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral, 16ºC a 18ºC nos Planaltos Norte e Sul sendo que no Topo da Serra a mínima pode ficar em torno de 11ºC a 14ºC. Temperatura máxima variando entre 23ºC a 26ºC em Chapecó, Campos Novos, Maravilha, São Joaquim e Lages, 31ºC a 34ºC em Criciúma incluindo as cidades de Florianópolis, Criciúma, Brusque, Jaraguá do Sul e Ituporanga.

Vento: noroeste a nordeste com velocidade de 40/60 km/h com rajadas de 70/90 km/h.

Tendência do tempo para os próximos dias

Quinta-feira (07/01)

Tempo estável com sol e algumas nuvens com previsão de chuvas isoladas à tarde e noite. No Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte segue com sol e períodos de muitas nuvens com chuva isolada no início e fim do dia devido à umidade do mar. Aquecimento representativo acima dos 30ºC.

Sexta-feira (08/01)

Sol e algumas variações de nuvens com pancadas isoladas de verão à tarde e noite. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto Norte segue com sol e períodos de muitas nuvens com chuva isolada no início e fim do dia devido à umidade do mar. Máximas acima dos 30ºC com sensação de abafamento.

 

Telegram Jaraguá do Sul