A atuação de uma massa de ar seco bloqueia a formação de nuvens carregadas e favorece uma terça-feira (13) bastante ensolarada, ou seja, mais nuvens durante a madrugada e início da manhã, mas ao longo do dia o predomínio é do sol. Pode haver intervalos de tempo com mais nuvens, mas o tempo é seco.

As temperaturas permanecem agradáveis com máximas próximas dos 28ºC ou 29ºC e mínima de 15ºC. No final da tarde e início da noite ocorre uma precipitação de chuviscos fraco e isolado, por conta da umidade que vem do oceano.

Essa umidade que vem do oceano é proveniente de uma frente fria que joga vento do quadrante sul à sudeste.

Tem previsão de chuviscos fracos e isolados também durante a madrugada e início da manhã da quarta-feira (14), ao longo do dia o sol volta a aparecer entre nuvens e a temperatura sobe um pouco mais, podendo chegar na casa dos 25ºC a 27ºC. A mínima fica próxima aos 17ºC.

Na quinta (15) e sexta-feira (16), segue com sol e aumento das nuvens e probabilidade de pancadas de chuvas passageiras com trovoadas durante a tarde e a noite. Essas pancadas de chuva serão mal distribuídas e o vento do quadrante sudeste a nordeste atua no decorrer desses dois dias.

Previsão do tempo para Santa Catarina

Terça-feira (13)

Uma área de alta pressão (massa de ar seco) proporciona um dia de tempo estável e ensolarado com poucas variações de nuvens. Formação de nevoeiros isolados entre a madrugada e manhã.

Uma frente fria ingressa pelo oceano e transporta umidade para as áreas da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí entre o final da tarde e noite ocasionando céu nublado associado a chuviscos isolados. No restante do dia, sol e algumas variações de nuvens.

Ameno entre a madrugada e manhã (friozinho) com mínimas entre 11/14ºC na maior parte de SC. No Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 14/17ºC e no topo da Serra a temperatura varia entre 2/5ºC com formação de geada isolada nas baixadas e vales (sobretudo no interior).

Máximas variando entre 28/31°C no Extremo Oeste, 27/30ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Vento soprando de sudoeste a sudeste com velocidade de 15/35 km/h.

Quarta-feira (14)

Tempo estável com presença de sol intercalando com momentos de muitas (céu esbranquiçado – aspecto esfumaçado). Chuviscos isolados entre a Grande Florianópolis ao Norte do estado entre a madrugada e início da manhã, seguido de sol e algumas variações de nuvens.

Temperatura amena entre madrugada/manhã com mínimas entre 11/14ºC em SC. No Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas elevadas entre 15/18ºC. Já no topo da Serra a temperatura varia entre 5/8ºC na maioria das cidades, entretanto algumas áreas de baixada e vale podem ter mínimas na marca dos 3/6ºC (sobretudo do interior) com formação de geada bem isolada.

Máximas variando entre 28/31°C no Oeste aos Planaltos Norte e Sul. Nas demais regiões da Faixa Litorânea incluindo o Vale do Itajaí, máximas agradáveis entre 22/25ºC. Vento de nordeste a sudeste com velocidade de 10/30 km/h.

Tendência do tempo para os próximos dias

Quinta-feira (15)

Sol e aumento de nuvens com possibilidade de chuvas passageiras associadas a trovoadas. Risco de temporais isolados.

Sexta-feira (16)

Céu parcialmente nublado com chuvas passageiras ao longo do dia. Risco de temporais isolado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul