“Vice-Presidente regional da Fiesc comenta resultados eleitorais do Vale do Itapocu”

Homem assina papel em frente à mulher

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

17/11/2020 - 05:11 - Atualizada em: 17/11/2020 - 10:59

Com a reeleição das administrações em Guaramirim, Massaranduba e Jaraguá do Sul – neste caso, pela primeira vez no município – e o retorno de ex-prefeitos em Corupá e Schroeder, a região deve passar pela continuidade de projetos, resultado positivo segundo o vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itapocu, Célio Bayer.

O empresário avalia que a opção feita pelos eleitores de Jaraguá do Sul com a reeleição de Antídio Lunelli para mais um mandato é salutar para o município, considerando que muitos projetos iniciados pela gestão agora poderão ser intensificados.

“A atual gestão atuou fortemente na busca do equilíbrio financeiro da Prefeitura, na gestão correta dos recursos, e realizou importantes ações em infraestrutura, na educação, no saneamento básico e na saúde, especialmente em um ano em que foi preciso priorizar a atenção para o enfrentamento ao coronavírus”, opina Bayer.

“Tivemos atitudes positivas na busca de resultados, de eficiência administrativa e de meritocracia. Acredito que, agora, a gestão tem a possibilidade de dar seguimento ao planejamento traçado para os próximos anos, com a expectativa positiva de uma retomada da economia que certamente refletirá sobre os projetos no município”, completa.

O empresário estende o otimismo aos municípios vizinhos, citando que a região deve se fortalecer ainda mais na compreensão de que o desenvolvimento com sustentabilidade passa necessariamente por uma sinergia entre o poder público e a sociedade organizada, a exemplo do que já ocorre no Vale do Itapocu.

“Em Guaramirim e em Massaranduba o resultado mostrou que essas duas administrações alcançaram sucesso pelo que entregaram à comunidade. Em Corupá e em Schroeder, tivemos a eleição de dois ex-prefeitos, que agora podem retornar a um novo período administrativo com mais experiência em relação aos mandatos anteriores. Para a região, essa visão de trabalho integrado tem sido muito positiva e deve ser estimulada cada vez mais”, completa Célio Bayer.

Semana Global do Empreendedorismo

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2019 (GEM), mais de 53 milhões de brasileiros estão à frente de uma atividade empreendedora – seja na criação ou consolidação de um novo negócio, ou reunindo esforços para manter um empreendimento.

Atentos ao tema, estudantes das instituições de ensino superior UniSociesc, Unisul, UNICURITIBA e AGES, uniram-se para promover, de 16 a 22 de novembro, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE).

Aberto à comunidade, o evento é gratuito e tem como objetivo promover um ambiente de oportunidades para a apresentação de novos projetos e a troca de experiências em diversas áreas de conhecimento.

As inscrições podem ser feitas em https://linktr.ee/sge20.

ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) iniciou nesta segunda-feira (16) uma consulta pública que busca sugestões para a definição dos critérios que serão adotados para a seleção de “soluções inovadoras de capacitação e treinamento online para micro e pequenas empresas”.

As contribuições podem ser encaminhadas por qualquer pessoa ou empresa e ajudarão na preparação de um edital de concurso para selecionar “metodologias e ferramentas tecnológicas que ajudem a contribuir para implementar uma cultura de transformação digital nas micro e pequenas empresas brasileiras”.

PIX

Depois da fase de operação restrita, o Pix, sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento pleno nesta segunda-feira (16).

Todas as pessoas e empresas com conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo Banco Central já podem fazer transferências pelo novo sistema que vai funcionar por 24h todos os dias.

O Banco Central lançou um guia de funcionamento do novo sistema.

Desde o dia 5 de outubro, pessoas e empresas estão fazendo o cadastro das chaves Pix, para identificar a conta para receber pagamentos e transferências.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul