“Pix, novo sistema brasileiro de pagamentos, começa a funcionar”

Fonte: Agência Brasil

Por: Pedro Leal

04/11/2020 - 05:11

A partir desta terça-feira (3), um grupo limitado de clientes das instituições financeiras poderá pagar e receber recursos pelo Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC).

A ferramenta entra em fase restrita de funcionamento, para ajustes e correções de eventuais problemas, enquanto o BC faz a migração do serviço do ambiente de testes para o ambiente real.

O Pix funcionará em horários determinados para um grupo de 1% a 5% dos clientes de cada instituição financeira aprovada para operar a ferramenta.

Os clientes autorizados a participar da fase restrita já foram comunicados pela instituição correspondente.

O novo sistema entrará em operação para todos os clientes no próximo dia 16. Na fase restrita, o Pix funcionará das 9h às 22h, de segunda a quarta-feira.

Às quintas, o serviço reabrirá às 9h e só terminará de funcionar às 22h das sextas-feiras, para permitir o teste durante a madrugada.

A partir da próxima segunda (9), as instituições financeiras poderão elevar gradualmente o número de clientes aptos a participar do Pix, até que o sistema entre plenamente em operação, no próximo dia 16, com a possibilidade de fazer pagamentos e recebimentos 24 horas por dia por toda a população.

Desde 5 de outubro, os clientes podem registrar as chaves digitais de endereçamento. Segundo o balanço mais recente do BC, até a última quinta-feira (29) mais de 50 milhões de chaves tinham sido cadastradas.

Como cada pessoa pode ter mais de uma chave, o número exato de pessoas registradas é desconhecido.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) deste ano subiu de 2,99% para 3,02%.

A estimativa está no boletim Focus de hoje (3), publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para 2021, a estimativa de inflação variou de 3,10% para 3,11%. A previsão para 2022 e 2023 não teve alteração: 3,50% e 3,25%, respectivamente.

Sabatina

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul programou para o dia 9 de novembro (segunda-feira), às 18h30, um painel com os candidatos das 3 chapas que disputam as eleições deste ano no município.

Para atender aos protocolos de saúde, em função das restrições impostas por conta da pandemia de coronavírus, a entidade organizou o evento em dois formatos.

No presencial, para um número limitado de participantes que acompanharão o painel no Centro Empresarial. E no formato virtual, com transmissão simultânea para a comunidade através do canal da Acijs no YouTube.

O presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, que atuará como moderador do encontro com os candidatos, assinala que essa formatação visa assegurar um ambiente seguro, cumprindo os requisitos definidos pelas autoridades sanitárias, mas ao mesmo tempo dando oportunidade ao público em geral de conhecer quais são as linhas de governo propostas pelos candidatos.

Mudança climática

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a criação da gerência executiva de Mudança Climática, que será responsável por liderar as ações da companhia relativas à gestão de carbono, redução das emissões atmosféricas, eficiência energética e mudança do clima.

A nova estrutura será ligada à Diretoria Executiva de Relacionamento Institucional, que passa a se chamar Diretoria Executiva de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade.

 

Telegram Jaraguá do Sul