Nesta segunda-feira (26), o Ministério do Trabalho (MTb) completou 88 anos. A pasta destacou ações e medidas implementadas nos últimos dois anos em benefício do trabalhador brasileiro, contribuindo para a retomada do desenvolvimento socioeconômico do país.

Criado em 1930 pelo então presidente Getúlio Vargas, o ministério tem entre suas competências a formulação de políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; a normatização para segurança e saúde no trabalho; política de imigração, cooperativismo e associativismo urbanos - em todas estas frentes, a pasta serviu como o cerne das pautas trabalhistas do país.

Uma das principais iniciativas sob o comando da pasta foi a modernização da legislação trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, mas o MTb também esteve presente na vida dos cidadãos com a emissão de carteiras de trabalho, fiscalização do cumprimento de leis, criação de programas de capacitação profissional e destinação de recursos para o fomento da economia, entre outros.

O órgão é um dos pilares fundamentais do mercado de trabalho no país, e a reforma suscitada na gestão que se encerra é tida como uma das medidas essenciais para a retomada do crescimento da economia, e se aproxima dos 90 anos em meio a uma reestruturação significativa, perdendo o status de ministério independente para ser incorporado como parte do novo ministério da economia.

Médicos temporários

A Secretaria de Saúde de Massaranduba abriu nesta semana, as inscrições para o processo seletivo para admissão em caráter temporário, para as vagas de médico (clínico geral), enfermeiro, fisioterapeuta e agente comunitário de saúde.

Os candidatos devem realizar a sua inscrição pessoalmente na Secretaria de Saúde, até o dia 18 de dezembro. O horário de atendimento é das 8h30min às 11h e das 13h30min até as 16h.

Para isso, é necessário apresentar a cópia da carteira de identidade e CPF, cópia do certificado ou diploma de conclusão do curso superior de formação, registro no conselho e seu comprovante de quitação anual, quando for pertinente à função.

A prova objetiva está marcada para o dia 16 de janeiro de 2019, a partir das 8h30min, nas dependências da Secretaria de Saúde. O edital nº 13/2018 está disponível no site.

Gás natural

O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, marcou presença na reunião da Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc, realizada na última quinta-feira (22) na sede da Federação.

Toda a pauta do evento esteve voltada ao gás natural, e foram tratadas as projeções de negócios da Companhia e a implantação de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) no estado.

Esta foi a última reunião do grupo em 2018.

Estimativa de inflação volta a cair

A estimativa de instituições financeiras para a inflação este ano caiu pela quinta vez seguida.

De acordo com pesquisa do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira(26), em Brasília, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) deve ficar em 3,94%.

Na semana passada, a projeção estava em 4,13%.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?