A exemplo de anos anteriores, oficinas mecânicas ligadas ao Núcleo de Automecânicas Acijs mais uma vez se integram ao programa estadual IVG – Inspeção Veicular Gratuita. Até o dia 30 de setembro, proprietários de veículos de Jaraguá do Sul e região poderão ser beneficiados com um check list sem custos em uma das oficinas ligadas ao grupo setorial da Acijs.

O IVG é uma iniciativa que envolve empresas de todo o Estado há mais de 20 anos, coordenada pelo Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA) ligado à Federação das Associações Empresariais (Facisc). Em 2022, são mais de 100 oficinas em todo o território catarinense onde a atividade acontecerá simultaneamente.

O líder do Núcleo de Automecânicas Acijs, Osnir Mansk, lembra que a checagem é gratuita e não precisa ser agendada, ou seja, os proprietários de veículos podem dar uma passada em uma das oficinas ligadas à Acijs e pedir uma avaliação de itens para eventuais providências e assim garantir uma boa manutenção.

Ao longo de suas edições, o IVG vem alcançando resultados positivos tanto para o consumidor quanto para os mecânicos e para os fornecedores. Os benefícios trazidos pela Inspeção Veicular são inúmeros. Além da redução no número de acidentes, também há uma diminuição da poluição urbana, economia de combustível e, principalmente, redução, de maneira significativa, do tempo gasto nos congestionamentos nas cidades, muitas vezes causados pela falta de manutenção dos veículos.

Na edição 2020 participaram do IVG participaram 130 empresas de 21 núcleos diferentes ligados à Associações Empresariais no estado, atendendo mais de 2.600 veículos em checagens e a orientação profissional a situações como condições de pneus, sistemas de frenagem, condições da lubrificação, iluminação e parte elétrica, direção hidráulica, palhetas, entre outros aspectos necessários à perfeita manutenção do veículo.

 

Produção

A produção industrial brasileira subiu 0,6% em julho, após cair 0,3% em junho deste ano. Com isso, o setor ainda se encontra 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2020, e 17,3% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Na comparação anual, a queda foi de 0,5% e a perda acumulada no ano é de 2%. Em 12 meses, a indústria acumula retração de 3%.

LabIC

A organização do 2º Workshop LabIC Novale divulgou, nessa semana, os palestrantes internacionais que estarão em Jaraguá do Sul entre 15 e 18 de setembro. Entre os nomes confirmados para essa edição estão Ana Carolina Cardoso - coordenadora do Laboratório de Inovação Comunitária do Barreiro Velho (ISCTE / Portugal), Antonio Carlos Queiroz Filho - líder do Grupo de Pesquisa RASURAS (UFES / Brasil), Marcos García - ex-diretor do Medialab-Prado (Ajuntamento de Madrid / Espanha), Maria Carolina Martinez Andion - coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis e Naomi Martin - gestora do programa Actors of Urban Change (MitOst / Alemanha).

Caminhoneiros

O prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro, documento necessário para o receber as parcelas referentes a julho e agosto do Benefício Caminhoneiro foi prorrogado até o dia 12 de setembro.

Fraude

Uma empresa de investimentos investigada por causar prejuízos de R$ 10 milhões aos clientes foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) esta semana em Itajaí, no litoral Norte. Houve a prisão temporária dos dois fundadores, além de mandados de busca e apreensão. As informações são do Portal G1. O nome do casal preso e investigado não foi divulgado pela PF, tampouco foi o da empresa.

Financiamento

A Caixa Econômica passou a oferecer a partir desta semana um novo prazo para financiamento imobiliário do programa Casa Verde e Amarela (CVA). Agora, o pagamento pode ser feito em até 35 anos. Antes o limite era de 30 anos. Com prazo maior será possível, para famílias com renda de até R$ 8 mil, diluir o valor das parcelas do imóvel ao longo do tempo, gerando uma redução de 5,0% a 7,5 % no valor da prestação.