“Deputados da região fazem avaliação do ano na próxima segunda”

Fotos Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

29/11/2019 - 05:11

Os deputados federais Carlos Chiodini e Fábio Schiochet, e o deputado estadual Vicente Caropreso, estarão no Encontro Empresarial da Acijs nesta segunda-feira (2), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Os três parlamentares, que formam a base de representação política do município e região na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, farão um relato das suas atuações no parlamento em 2019 e projeções para o próximo ano.

Para o presidente da Acijs e do Cejas, Anselmo Luiz Jorge Ramos, ao convidar os parlamentares para a apresentação do balanço do ano, as entidades empresariais buscam dar oportunidade aos associados e comunidade conhecerem detalhes dos trabalhos realizados, bem como estimulam o diálogo sobre temas atuais da agenda nacional.

Tarifas sobre importados

Entre 2010 e 2016, as tarifas aplicadas aos produtos importados permitiram que o produtor local elevasse em média 17,4% o preço cobrado em sua mercadoria, garantindo competitividade ante ao produto estrangeiro.

O dado consta em relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que traz o retrato da assistência tarifária efetiva aos setores econômicos do país.

Ele revela ainda que a indústria de transformação registrou os maiores percentuais de elevação do preço dos produtos locais.

IPVA Parcelado

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou na manhã desta quarta-feira um projeto de lei que prevê o parcelamento do IPVA.

A proposta, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), altera a forma de pagamento do imposto e possibilita quitar o valor em até 12 parcelas. Atualmente, só é possível parcelar o valor em até três vezes.

BNDES abre consulta sobre dados públicos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) abriu uma consulta pública para definir os dados que serão disponibilizados em formato aberto à população.

A medida faz parte da Política Nacional de Dados Abertos do governo federal. A sondagem do banco ficará disponível em site específico criado para essa finalidade até 31 de janeiro de 2020.

Contrato Verde e Amarelo

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) promove no próximo dia 5, a partir das 14h, encontro com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

O evento, que ocorre na sede da Fiesc, em Florianópolis, tem como tema a MP905/19, que trata sobre o contrato de trabalho verde e amarelo e as reformas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger