“Como funciona um câmbio de dupla embreagem?”

Foto divulgação | Automecânica Mundial

Por: Mundial Auto Mecânica

11/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 11/08/2020 - 17:13

Os câmbios DSG não são tão vistos no mercado, mas certamente possuem diversos benefícios. O nome é uma sigla para “Direct Gear Gearbox” que significa “mudança de marchas diretas. Mas afinal, como ele funciona?

Os câmbios DSG contam com duas embreagens para fazer com que a mudança de marchas aconteça mais rápida e suavemente. Por exemplo: enquanto a 1° marcha está engatada, a segunda também está e o que faz ela não estar ativa é uma segunda embreagem acionada.

Quando o motorista troca de marcha, a embreagem que impedia a atividade da segunda se desativa e a marcha muda. Ao mesmo tempo, a 3° marcha é engatada e outra embreagem é acionada para impedir a atividade dela. E assim sucessivamente até a última marcha disponível no veículo.

Algo que gera muita confusão é o fato de que cada marca de veículo usa uma nomenclatura diferente para seus câmbios DSG. Veja os nomes dados pelas marcas:

  • Fiat: TCT;
  • Ford: PowerShift;
  • Volkswagen: DSG;
  • Audi: DSG;
  • BMW: StepTronic;
  • Mercedes: SpeedShift;
  • Porsche: PDK

Dicas para usar um câmbio DSG

  1. Carros de embreagem normal exigem que você coloque o carro no neutro sempre que o veículo não está em movimento. Os câmbios DSG, por sua vez, não precisam que você faça isso. Ou seja: tente se reeducar ao dirigir um carro de dupla embreagem;
  2. Evite aumentar de marcha enquanto reduz a velocidade e reduzir enquanto acelera. Este ato faz com que as embreagens demorem muito mais tempo para agir e com o tempo isto traz danos ao câmbio;
  3. Quando estiver parado em uma ladeira, não tire o pé do freio. Você precisa “inverter” o processo: acelere antes de tirar o pé do freio para que o carro tenha potência para se locomover;
  4. Mantenha sempre a revisão do seu carro em dia. Um câmbio DSG precisa de atenção dobrada já que a falha de uma das embreagens vai danificar completamente o funcionamento do câmbio. Procure a Automecânica Mundial para sua revisão de Câmbios DSG.

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960.