O motor do seu carro é um sistema bastante sofisticado e precisa de algumas condições específicas para funcionar corretamente. Uma delas é eliminar, ou pelo menos diminuir, as impurezas em óleos e fluídos necessários para o seu funcionamento.

Afinal, mantendo-o limpo você garante o desempenho e a durabilidade dos componentes.
Nesse momento entra em cena os filtros automotivos, sob os quais vamos falar a seguir:

Filtros de ar

O filtro de ar serve para evitar que as partículas de impureza do ar cheguem à câmara de combustão do motor. Com ele em dia reduz-se o desgaste em componentes como pistões e bielas, além de reduzir o consumo de combustível.

A troca desse filtro varia, dependendo da validade do filtro ou da quilometragem do veículo. Em regiões urbanas a recomendação é de trocá-los a cada 10 mil quilômetros, já nas áreas rurais o ideal é que se troque a cada 5 mil quilômetros.

Filtro de combustível

Como o próprio nome já diz, esse filtro serve para impedir que todas as impurezas presentes no combustível cheguem à bomba e aos bicos injetores. Sem ele o carro pode apresentar problemas no sistema de injeção e deve eliminar mais resíduos com a queima do combustível.

A recomendação é trocar este filtro a cada 10 mil quilômetros, mas vale uma consulta no manual do carro para saber a indicação da montadora.

Filtro de óleo

O filtro de óleo atua na retenção de resíduos causados pela fricção do motor e da queima do combustível nos óleos lubrificantes do motor. Negligenciar a troca dele é diminuir o desempenho e a longevidade das peças do motor.

Atualmente a recomendação das montadoras é realizar a troca deste filtro no momento da troca de óleo. Nesse caso, consulte o manual do veículo para saber quando fazer a troca.

Onde encontrar

A Auto mecânica Melchioretto fica na rua 25 de Julho, 1715, na Vila Nova em Jaraguá do Sul. Para marcar um horário, entre em contato pelo telefone: (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook.