“É hora de cuidar da saúde das empresas também”

Rafael Maffezzolli - Diretor executivo na Maffezzolli & Consultores Associados

Por: Maffezzolli Consultores Associados

29/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 29/07/2021 - 09:29

A pandemia do novo coronavírus está longe de terminar. Mesmo com a vacinação em andamento, mais uma vez, empresários de todos os portes precisam se adaptar às medidas adotadas pelo Poder Público e investir em planejamento estratégico para manter seus negócios. Do comércio à indústria ninguém está imune à crise.

Um ponto que chama atenção é que entre os empresários que quebraram neste período, 40% declararam que já estavam em situação financeira ruim antes da Covid-19, a situação apenas se
agravou durante a pandemia.

Mas essas histórias poderiam ter tido um outro desfecho, esses fechamentos poderiam ter sido evitados com a aplicação da metodologia chamada Turnaround Management. Você já ouviu falar?
Eu te explico. O termo em inglês faz parte do dicionário corporativo e diz respeito a um conjunto de ações e novas práticas capazes de uma “virada” na empresa, para que ela volte a ser competitiva.

A expressão “turnaround” significa “dar a volta” e pode ser a estratégia ideal para fazer com que uma empresa à beira da falência encontre o caminho correto para um crescimento eficaz e constante.

O turnaround consiste em uma mudança de rumo da empresa, onde o objetivo é resolver os principais problemas pontuais e redirecionar a organização para uma rota de crescimento nos resultados.

Apenas usando essa metodologia, já atendi, como consultor especializado, mais de 40 empresas que deram a volta por cima partindo para uma mudança total de cultura organizacional, o que se
intensificou durante a pandemia. O trabalho consiste em uma reestruturação completa, sendo necessário a implantação de mudanças organizacionais relevantes, como parte do seu processo
de recuperação de modo a contornar as dificuldades e evitar a falência. Agora, na pandemia, é muito importante que os empresários sejam rápidos na busca de soluções, que possam salvar os seus empreendimentos.

Por Rafael Maffezzolli, consultor especialista em Turnaround Management, membro da Turnaround Management Association (TMA)

Diretor executivo na Maffezzolli & Consultores Associados

 

Onde encontrar

A Maffezzolli & Consultores Associados atende reuniões empresariais exclusivamente no CoolWorking na rua Augusto Mielke, 120 – bairro Vila Baependi em Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: (47) 99115-9091 ou e-mail: contato@maffezzolliconsultores.com

Fique por dentro das novidades pelo Instagram @maffezzolli.consultores.