Conhece o Melato da Bracatinga?

FOTO: divulgação

Por: Juliana Nardelli

21/11/2023 - 09:11 - Atualizada em: 21/11/2023 - 16:30

0 Mel de Melato de Bracatinga é um produto único, produzido a partir da interação entre abelhas, o inseto cochonilha e a árvore Bracatinga. O resultado é um mel escuro, muito raro, com sabor diferenciado. Ele é rico em minerais e tem menor concentração de açúcar, comparado a meles florais.

Somente o Sul do Brasil é local de produção deste mel, e por isso recebeu o selo de Indicação Geográfica por Denominação de Origem. Dessa forma, a qualidade é garantida, pois é possível rastrear sua produção.

O mel de melato surge após o inseto cochonilha alimentar-se da seiva da Bracatinga (árvore nativa do Sul do Brasil) e expelir uma gotícula adocicada. As abelhas coletam a gotícula e produzem o precioso mel.

FOTO: divulgação

O Mel de Melato de Bracatinga já recebeu o prêmio de melhor mel do mundo! Ele se mantém um produto local, e agrega valor à agricultura familiar. Santa Catarina tem grande destaque na produção. Existem diversas marcas credenciadas para vender o mel de Melato de Bracatinga, procure por elas, observando os selos de rastreabilidade.

Para maiores informações, recomendo @faasc_ Cabe a todos valorizar produtos genuínos como este!

Como entusiasta da gastronomia, valorizo os produtos locais. Da mesma forma que a Itália tem seus tomates, Portugal suas azeitonas, como a França tem seus queijos, o Brasil é um país riquíssimo na diversidade de meles. Quanto mais conhecermos e valorizarmos nossos produtos e produtores, mais evoluiremos na construção de nosso paladar e de nossa gastronomia!