É cientificamente comprovado que políticas de esporte, arte e lazer podem contribuir sobremaneira para melhorar a qualidade de vida das pessoas e democratizar a convivência e aprendizados em todas as dimensões.

Contemplação, entretenimento, criação e exercícios, são práticas intrínsecas à natureza humana, e as cidades devem proporcionar essas condições. Obviamente, as necessidades primárias, como, saúde, educação, segurança, habitação, alimentação e trabalho, seguirão sendo priorizadas pelos governantes.

No entanto, sociedades mais visionárias e desenvolvidas, estão cientes de que o acesso ao esporte e lazer também são direitos fundamentais, reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU) e pela Constituição Federal de 1988, no seu artigo 217.

O esporte, arte e lazer, além de gerarem saúde, proporcionam interatividade, desenvolvimento, educação, aprimoramento, superação, aprendizagem, solidariedade e inclusão. Atenta a essa realidade contextual, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, dará início ao Projeto “Esporte e Arte no Parque”, tendo como locais de realização, o Parque de Inovação, o Parque Linear Via Verde e demais espaços da cidade.

Esse oportuno projeto tem como objetivos “democratizar o acesso à prática de modalidades esportivas e atividade física em ambientes próximos à população e da natureza; aprimorar as capacidades físicas, cognitivas e desenvolver aptidões dos indivíduos participantes; contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias participantes, com ênfase nos índices de obesidade infantil, sedentarismo precoce e uso da Internet e redes sociais; atuar como agente de transformação social, utilizando o esporte como ferramenta auxiliar na construção de valores morais e habilidades socioemocionais, além de fortalecer a valorização dos Parques e instigar a relação de pertencimento e autoestima do munícipe.”