“Não fique na reserva! Andar com o combustível muito baixo é prejuízo na certa”

Foto divulgação | Pexels

Por: Dois Antônio Mecânica

13/11/2019 - 17:11 - Atualizada em: 16/11/2020 - 14:06

A reserva de combustível é uma funcionalidade muito útil do carro e ela é muito importante para evitar imprevistos desnecessários. Chegar na reserva vez ou outra é normal, porém, é importante que os motoristas evitem chegar neste nível do tanque.

A função do combustível vai muito além de fazer o veículo andar, por isso, vários problemas podem aparecer se ele estiver faltando por muito tempo. Veja os danos mais comuns:

Superaquecimento da bomba de combustível

Quando alguém fala em combustível, a primeira coisa que vem a cabeça é calor. Contudo, o líquido, além de ter a função de fazer o carro se movimentar, seve para resfriar a bomba de combustível.

Se esta peça superaquecer e você precisar fazer a troca, o valor é de cerca de R$ 700. Por isso, é indicado (e mais econômico) sempre abastecer antes da reserva. Além disso, se não for possível encher o tanque, o melhor é que os motoristas mantenham, em média, ¼ do tanque preenchido.

Entupimento dos bicos

Outro problema comum vivido por motoristas que andam muito tempo com tanque na reserva é o entupimento dos bicos. Isto acontece porque o baixo nível faz com que resíduos sólidos no fundo do tanque sejam sugados para o bico e isto causa o entupimento.

Os bicos entupidos causam problemas como falhas na ignição ou até mesmo no funcionamento do carro. Isto porque em alguns momentos o combustível que chega a câmara de combustão não é suficiente para fazer o carro se movimentar.

Multa

Não se engane, é muito comum os motoristas andarem na reserva acreditando que a quantidade de combustível restante é suficiente e se frustrar. Nestas horas, se você encontrar algum agente de trânsito, a penalidade por ficar sem combustível é uma multa de R$ 85,13, quatro pontos na carteira e o carro guinchado.

Onde encontrar

A Mecânica Dois Antônio fica na rua José Winter, 81, bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. Entre em contato pelos telefones (47) 3376-3057 e 9.9609-3746 (WhatsApp). Acesse o Facebook (@doisantonio) e Instagram (@mecanica_dois_antonio) da empresa para saber mais.