“Fazer a troca do óleo do câmbio: mito ou verdade?

Foto divulgação

Por: Dois Antônio Mecânica

08/09/2020 - 16:09 - Atualizada em: 08/09/2020 - 16:20

São tantas conversas e opiniões a respeito do assunto que, realmente, fica difícil de saber o que fazer, pois algumas montadoras no Brasil diziam que não havia a necessidade de trocar o óleo do câmbio, que ele era vitalício ou mesmo o absurdo de dizer que o óleo se regenerava. Isto é uma grande inverdade que leva as pessoas a terem grandes prejuízos em seus bolsos.

É isso mesmo, amigo, a famosa dor de cabeça por acreditarmos em um “mito inventado”, vindo de encontro ao que vivemos em um clima tropical, as vezes muito quente e associado a um uso severo.

Em nossos veículos, devemos realizar a manutenção preventiva, pois não é segredo para ninguém que tudo tem uma vida útil e precisa ser trocado para voltar ao funcionamento perfeito. Com a preventiva feita, é mais barato do que ter que realizar a manutenção corretiva, neste caso, por exemplo, a troca do óleo do câmbio.

Mas por que devo trocar o óleo do câmbio?

Você deve fazer uma avaliação junto a empresas com profissionais qualificados no mercado que vão lhe prestar o diagnóstico exato do que fazer para evitar problemas.

As caixas de câmbio têm óleo para manter a temperatura e a lubrificação dentro de uma normalidade de funcionamento. Para isto acontecer, recomendamos a troca preventiva a cada 40.000 ou 60.000 km, sendo que algumas montadoras preconizam a troca em 20.000 km. Então, faça o certo: economize e evite dor de cabeça.

Hoje temos a disponibilidade de óleos (importados), de altíssima qualidade e superando as expectativas. Existem também produtos indicados para a finalidades diferentes, como a limpeza dentro da caixa antes da troca e aditivos, usados em conjunto com o óleo novo que vão trazer a longevidade dos câmbios interagindo junto com o lubrificante.

Peça sempre a troca total do seu óleo. pois muitos que oferecem os “serviços mais baratos”, podem comprometer ainda mais a vida útil do seu veículo.

Voltamos a frisar: as empresas qualificadas no mercado são as que investem em conhecimento e equipamentos para oferecer a garantia de um serviço de qualidade que é o que precisamos, não deixe para última hora. Às vezes uns quilômetros a mais rodados podem prejudicar a manutenção preventiva. Fique atento!

Onde encontrar

A Mecânica Dois Antônio fica na rua José Winter, 81, bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. Entre em contato pelos telefones (47) 3376-3057 e 9.9609-3746 (WhatsApp). Acesse o Facebook e Instagram da empresa para saber mais. Fiquem bem!