Iniciamos o tão esperado mês de agosto, em que fazemos memória e nos colocamos em preces por todas as vocações e chamados que recebemos. Vale ressaltar que ser Marista é um chamado que Deus nos faz; pois fazer parte deste carisma na Igreja é dar a Ele uma resposta na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Quem passa em frente a um colégio, uma unidade social ou uma universidade Marista, muitas vezes não sabe ou não compreende o nome e a tradição que estão por trás daquela construção. No entanto, o verdadeiro tesouro dessas unidades são os vocacionados que estão ali dentro.

O carisma Marista congrega vocacionados, sejam eles os Irmãos Maristas; religiosos consagrados que se dedicam exclusivamente a seguir Cristo pelos votos de pobreza, obediência e castidade; por leigos que desejam viver este carisma mais ativamente, por meio, por exemplo, do Movimento Champagnat da Família Marista e do Laicato Jovem Marista; ou ainda pelos incontáveis educadores, pais, colaboradores e jovens que orgulham-se de serem Maristas. “Ex-aluno sim, ex-Marista nunca”, é o que diz o lindo jargão que utilizam.

Em 15 de agosto, tradicionalmente se celebra o Dia da Vida Religiosa Consagrada, data que marca a Assunção de Maria ao céu. Tornando-o também o dia do Marista, o nosso Instituto estende esse dia devocional a todos que somam conosco em nossas fileiras. É o dia de celebrar a união dos que seguem Jesus do Jeito de Maria; de uma forma simples, singela, mas que toca profundamente a vida de muitas pessoas. Há aqueles que estão conosco, mas não se sentem conosco, ou ainda aqueles que são atingidos por nossa missão e não a reconhecem. É por estes, também, que celebramos alegres e esperançosos o Dia do Marista.

Portanto, vibre por sua vocação, por seu chamado, por sua pequena ajuda na construção do Reino de Deus e, quando tiver contato com um Marista de Champagnat ou sentir o coração arder ao passar por algo com este nome, não deixe de buscar mais. Pode ser Deus te convidando para fazer as coisas de uma forma diferente da que você está acostumado: sendo um Religioso ou um Leigo Marista.

Irmão Alison Furlan, FMS (Fratres Maristae a Scholis) e formador do Aspirantado Marista de Jaraguá do Sul