“Educação na prática”

Prof. Diogo Benke | Reitor da Católica - SC

Por: Palavra do Reitor

11/04/2019 - 13:04

Uma educação de qualidade pode ser medida por uma série de fatores, mas um deles é imprescindível: a aplicação na vida pessoal e profissional daquilo que é estudado.

Poder colocar em prática o conhecimento aprendido na academia é algo incrível e muito gratificante em todas as áreas do conhecimento. Quando essa aplicação ultrapassa barreiras e une disciplinas e ideias, entendemos que houve uma aprendizagem real e que desenvolve o ser humano, não só no meio intelectual,
mas em seu comportamento e caráter.

É por isso que ficamos imensamente felizes quando tivemos, entre as duas equipes primeiras colocadas no Global Legal Hackathon, egressos e estudantes da Católica SC. O evento em si é muito interessante e propôs
uma maratona de ideias e desenvolvimento de soluções para o mundo do Direito.

Pessoas com diversas profissões, estudantes e entusiastas do mundo da tecnologia se reuniram para trocar ideias e apresentar um produto ao final do encontro.

Com o objetivo de unir o teórico mundo do Direito à tecnologia, a equipe do Laway, formada por um advogado, três desenvolvedores e três egressos da Católica SC, dos cursos de Design e Direito, venceu a etapa
regional da competição.

O aplicativo Laway usa a gamificação para ajudar estudantes de direito e recém-formados na prática jurídica. Já a iniciativa social EVA.Bot visa ajudar mulheres vítimas de violência com a criação de um chatbot (sistema de mensagens automatizadas), e ficou em segundo lugar no evento.

O grupo, formado por advogados, um programador e estudantes da Católica SC de Direito e Design está, agora, em busca de apoio social e empresarial, por meio de um financiamento coletivo para colocar a plataforma no ar.

Parceria de valor

Está no DNA da Católica SC desenvolver parcerias que agreguem valor aos nossos cursos e que aproximem os acadêmicos do mercado de trabalho. Pensando nisso, recentemente fechamos parceria entre o curso de
Nutrição e a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville.

A partir deste ano, a instituição passa a ministrar aulas na Pós-Graduação na Modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil. A residência multiprofissional funciona em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais, uma folga semanal e duração de dois anos, totalizando 5.760 horas.

Essa parceria é muito importante porque contribui para a formação de um profissional de saúde mais qualificado e valorizado no mercado de trabalho. Um diferencial que agrega valor ao currículo e torna o estudo ainda mais prático.

Inovação

E falando em DNA, a instituição vem se aproximando cada vez mais do mundo da inovação. Queremos que
este tema faça parte das discussões e se integre a nossos propósitos e valores. Já temos a tecnologia como destaque em nossos cursos, estamos inovando na maneira de ensinar e nas grades curriculares, mas queremos mais.

Por isso, a Católica SC tem orgulho de anunciar que é uma das fundadoras e signatárias do Pacto Municipal pela Inovação de Joinville. O documento foi assinado na inauguração do Ágora Hub por 43 instituições, entre empresas, entidades de classe, instituições de ensino e órgãos públicos.

O objetivo do pacto é criar uma união entre os signatários para atuar e contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina, por meio de ações coordenadas. Todos esses assuntos mostram o quanto diferentes áreas do conhecimento podem juntar forças para desenvolver iniciativas interessantes e que estejam em sintonia com os anseios da sociedade.

Belos exemplos e que nos enchem de orgulho por reverberar ainda mais o que defendemos dentro do Centro Universitário: um ensino integrado, plural, diverso e que explore as potencialidades de cada um, preparando cidadãos para uma sociedade mais justa, aberta e capaz.

Diogo Richartz Benke atua na área de Educação desde 2009, quando assumiu a gestão de negócios suplementares do Grupo Marista. Foi diretor corporativo de Educação do Grupo Marista, onde atuou no Ensino Superior, à Distância e no Ensino Técnico. Com formação em Engenharia Civil pela PUCPR, Diogo tem especializações e mestrado e é doutorando em Administração.