“Por que devemos colocar o feijão e outros grãos de molho antes de cozinhá-los?”

Foto Drbouz/iStock

Por: Caroline Pappiani

16/03/2020 - 13:03

Muito provavelmente você já ouviu dizer que é importante deixar o feijão de molho. Mas, por quê? Será que este hábito tem como objetivo único amolecer o grão e acelerar o cozimento?

Deixar as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, soja…) de molho é um processo que neutraliza (paralisa) a ação de substâncias que atrapalham o processo de absorção de nutrientes no nosso organismo. Esses alimentos possuem uma grande quantidade de ácido fítico (fitato), uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio, cobre, zinco e outros minerais, diminuindo a absorção desses nutrientes pelo nosso corpo.

A redução da absorção desses nutrientes pode levar a uma série de alergias e/ou intolerâncias alimentares e, até mesmo, a doenças inflamatórias intestinais. Ou seja, o consumo de leguminosas de forma inadequada pode ocasionar problemas à sua saúde!

Melhora no processo de digestão

Então, como reverter essa questão? Deixar de molho melhora a digestão desses alimentos, devido à eliminação de toxinas “bolhas”. Além de neutralizar o efeito maléfico dessas substâncias, deixar as leguminosas de molho reduz os gases provocados pelo consumo desses alimentos.

E não é “só isso”. As leguminosas são ricas em proteínas. As proteínas são macronutrientes (moléculas grandes de difícil digestão). Esse processo também auxilia na degradação (quebra) dessas moléculas em componentes menores, facilitando a digestão do alimento consumido.

Qual o procedimento correto? Anota aí! Para cada uma xícara desses grãos, deixar de molho em duas xícaras de água filtrada e duas colheres de sopa de vinagre ou limão espremido.

 

 

Por quanto tempo? Depende. Aqueles que são mais difíceis de digerir devem ficar mais tempo de molho. Esse processo pode variar entre 6, 8, 12 ou até mesmo 24 horas. Depois, deve-se descartar a água, lavar novamente os grãos, para então iniciar o processo de cozimento.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul