“Ah, o verão! Acredite, esta época é perfeita para iniciar a sua reeducação alimentar”

Foto Arquivo Pexels

Por: Caroline Pappiani

10/12/2019 - 11:12 - Atualizada em: 10/12/2019 - 11:13

O verão no Brasil é superintenso. Para mim, é sinônimo de férias, havaianas, praia, piscina, sol, sombra e água fresca. O que muitos não sabem é que essa estação do ano pode auxiliar (e muito) na reeducação alimentar.

Duvida? É verdade! Devido às altas temperaturas, as pessoas tendem a sentir vontade de consumir alimentos frescos, gelados… De cara, você já pensou em milkshake e sorvete que eu sei, mas existem outras inúmeras opções para refrescar o seu verão.

A indústria alimentícia vem se adaptando e, hoje em dia, já existe até picolé de água de coco (de marca famosa, viu?)! Claro que é muito melhor consumir diretamente a água do coco, porém só quis citar um exemplo dessa adaptação. Bom, o “x” da questão é saber como usufruir dessas tendências.

Frutas e vegetais: milhares de preparos possíveis

Cervejinha gelada com amendoim na praia é gostoso, eu sei, e nem vou entrar nessa questão. Para quem não está acostumado a consumir frutas e vegetais, esse é o momento. Você pode incluir esses alimentos nas suas preparações. Acrescentar uma cenoura ou beterraba no suco de laranja, misturar frutas cítricas para testar o paladar (limão com laranja, kiwi com morango, abacaxi com acerola e hortelã, entre outros). Já provou suco de tomate temperado? É surpreendentemente refrescante!

Até os folhosos verdes-escuros podem fazer parte desse time, claro! O propósito do suco verde nessa situação é muito bacana. Afinal, a vitamina C presente nas frutas cítricas, além de trazer certo frescor, auxilia na absorção do ferro presente nesses vegetais (couve, por exemplo).

Foto Arquivo Pexels

Os smoothies também podem ser variados e deliciosos. Já experimentou congelar frutas e depois bater com iogurte natural? Manga, morango, banana com limão… Garanto que são tão gostosos quanto aqueles vendidos repletos de açúcares e similares.

Nessa mesma onda temos o açaí. Não aquele cheio de xarope! Já existe uma grande variedade de polpas congeladas vendidas nos supermercados. É só bater no liquidificador com um pouquinho de água, acrescentar uma fruta de sua preferência (indico banana ou morango) e pronto! Você pode fazer também um suco com a polpa do açaí e água de coco (fica divino!).

Até o mousse de chocolate pode entrar nessa lista, substituindo o clássico leite condensado por abacate ou biomassa de banana verde e incluindo outros ingredientes, aflore sua criatividade.

Alimentos saudáveis ajudam até no bronzeamento

Outro ponto positivo para incluir os vegetais na sua alimentação são os carotenoides presentes nos alimentos de coloração vermelha, amarela e laranja (abóbora, cenoura, mamão, manga, tomate, entre outros). Eles são responsáveis pela pigmentação desses alimentos e podem auxiliar no bronzeamento da pele! Quem não quer dar um “up” no bronze, hein?

 

 

Espero que esse post tenha lhe animado e aguçado a sua imaginação para se aventurar na cozinha, criando receitas novas, adaptando receitas antigas e experimentando novas texturas e sabores.

Quer receber as notícias no WhatsApp?