“Intolerância e alergia alimentar”

Foto Arquivo Freepik

Por: Caroline Pappiani

30/04/2019 - 11:04 - Atualizada em: 30/04/2019 - 11:35

Você sabe qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar? Hoje em dia é muito comum ouvir que alguém tem intolerância ou alergia a algo, mas nem sempre as pessoas sabem o que isso significa.

O organismo reage de maneira diferente frente a essas duas situações. Por exemplo, uma pessoa pode ter intolerância à lactose e/ou alergia à proteína do leite. Apesar dos dois casos estarem relacionados ao leite, os motivos e consequências não são os mesmos.

Na alergia existe uma resposta imunológica, ou seja, o organismo age contra o alimento como se ele fosse um corpo estranho. Por isso, os sintomas são mais variados e generalizados: coceira, vermelhidão, urticária, dificuldade para respirar, entre outras manifestações clínicas cutâneas, respiratórias, gastrintestinais e sistêmicas.

Já na intolerância alimentar ocorre uma alteração durante o processo de digestão, ou seja, durante o metabolismo daquele alimento. Dessa forma, os sintomas são, principalmente, gastrintestinais: distensão abdominal, cólicas, gases, vômitos e diarreia.

Por exemplo, uma susceptibilidade genética em reduzir a produção de lactase (enzima que digere a lactose) após certa idade. A partir disso, a ingestão acima da quantidade que o seu corpo é capaz de hidrolisar (dividir a lactose para ser absorvida em partículas de glicose e galactose) ocasionará os sintomas indesejáveis da intolerância à lactose.

Como lidar com esses problemas?

Tanto na alergia quanto na intolerância alimentar, é necessária a retirada daquele alimento dos hábitos alimentares e de todas as preparações e produtos que incluem aquele alimento na lista de ingredientes.

Porém, em alguns casos de intolerância, existe a possibilidade de “dosar” o quanto daquele alimento pode ser consumido/tolerado pelo indivíduo, para que não ocorra o aparecimento dos sintomas e para que não seja necessária a exclusão total da dieta.

É difícil afirmar quais alimentos podem ou não causar uma alergia, mas segue uma lista dos mais comuns: leite de vaca, ovo, amendoim, camarão, marisco, trigo e soja.

Aditivos químicos também apresentam relação com as alergias alimentares, como corantes, conservantes e flavorizantes. A alergia alimentar é mais comum em crianças, devido ao sistema imunológico imaturo. No entanto, ela pode ser transitória ou duradoura.

Caso você tenha alguma alergia ou intolerância alimentar, fique atento ao rótulo dos alimentos. Principalmente na lista de ingredientes para identificar previamente se o produto é ou não adequado para o seu consumo.