“Tudo que você precisa saber sobre os pneus do seu carro”

Foto Divulgação

Por: Mecânica Baumann

05/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 05/08/2020 - 14:49

Você sabe quando está na hora de trocar o pneu do seu carro? Quando o pneu é considerado careca ele deve ser trocado imediatamente, senão, fica sujeito à apreensão do veículo, além de expor o motorista e passageiros a possíveis acidentes, principalmente, em dias chuvosos. De acordo com a lei, a altura mínima dos sulcos dos pneus é de 1,6 milímetro.

Como identificar

Em todos os pneus existe um marcador de desgaste em relevo que fica na base dos sulcos na banda de rodagem, chamado de TWI. Quando ele está visível, indica o momento certo de fazer a troca.

Uma dica importante é: não substitua apenas um pneu. O certo é trocar ao menos os dois pneus do mesmo eixo. A recomendação é sempre colocar os dois pneus novos no eixo traseiro, independente do tipo de tração. Isso evita o comprometimento da estabilidade e a segurança em solos escorregadios.

Rodízio de pneus

Fazer o rodízio dos pneus é alterar a posição deles entre os eixos, dianteiro e traseiro. O rodizio é feito para que a borracha sofra um desgaste regular e isso aumentando a vida útil no pneu.

Ele deve ocorrer de acordo com a recomendação no manual do proprietário, oscilando entre 5.000 e 7.000 quilômetros. Dependendo do modelo do carro, se for com tração dianteira, traseira ou 4×4, o formato do rodízio altera.

Além disso, é também importante fazer o alinhamento e o balanceamento após a troca. Se o rodízio de pneus não for feito, eles sofrem desgaste irregular e reduzem a vida útil.

Quando calibrar

Os quatro pneus devem ser calibrados a cada 15 dias, se o veículo é usado mais frequentemente o ideal é uma vez por semana. A pressão deve sempre seguir a recomendação descrita no manual do fabricante, porém, atente-se para o número de passageiros e de carga a ser transportada.

Onde encontrar

A Mecânica Baumann fica na rua Prefeito José Bauer, 826, bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3273-5605.