Troca da vela de ignição gera economia no consumo de combustível

Por: Mecânica Baumann

29/09/2020 - 08:09 - Atualizada em: 29/09/2020 - 08:43

As velas de ignição são um dos principais componentes do propulsor de veículos com motores a combustão. Elas geram uma faísca no interior da câmara de combustão e promovem a explosão da mistura ar/combustível que faz com que o pistão se mova para baixo e, assim, o carro comece a se movimentar.

O bom funcionamento delas está totalmente relacionado ao bom desempenho do veículo. Se não estiverem em boas condições o carro poderá não funcionar de maneira adequada, pois o rendimento do motor estará comprometido.

O processo da queima de combustível deve ocorrer de forma ordenada e dentro do tempo adequado para que a explosão gerada dentro da câmara de combustão nos cilindros gere um nível de força ideal. Quando o processo ocorre inadequadamente o automóvel pode apresentar perda de potência, aumento no consumo de combustível e um possível descontrole no nível de emissões de poluentes.

Esse é um componente do veículo que se vê resultado quando é feita a troca, principalmente na economia do consumo de combustível.

Quando trocar as velas?

A troca das velas de ignição deve ser feita seguindo as recomendações de cada montadora, porém, elas devem ser verificadas entre 10.000 km e 15.000 km, ou uma vez por ano. Caso o motorista dirija predominantemente na cidade e em congestionamentos, o desgaste das velas é maior, então a troca pode ser antecipada.

Os sinais mais recorrentes de quando as velas já apresentam problemas são: dificuldade de partida, falha em marcha lenta, aumento do consumo ou perda de desempenho do carro.

A dica mais importante é ter um mecânico de confiança para fazer a manutenção do veículo.

Onde encontrar

A Mecânica Baumann fica na rua Prefeito José Bauer, 826, bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3273-5605 ou Whatsapp (47) 99154-9452.