O deputado federal Carlos Chiodini (MDB), promoveu recentemente um encontro com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit/SC), Ronaldo Carioni Barbosa, e com lideranças de Jaraguá do Sul e Corupá, para discutir adequações necessárias no trecho da BR-280 entre os dois municípios, que não foi contemplado pela duplicação. O encontro aconteceu na Amvali.

“Estamos buscando alternativas para melhorar este trecho que também carece de investimentos há alguns anos. Conseguimos colocar uma emenda na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que garante esse item orçamentário e agora vamos trabalhar para buscar recursos para fazer essa obra, Mas para isso é preciso ver o que é necessário para o momento e adequar o valor que está sendo investido. Avalio como muito produtiva essa primeira reunião e imagino que logo nós teremos boas notícias sobre este assunto”, destacou o deputado que é também o presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT), da Câmara dos Deputados.

Chiodini acompanhou o superintendente do Dnit em uma vistoria nas obras da BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. No encontro, Carioni explicou que o trecho não duplicado, entre Jaraguá e Corupá, precisará passar por uma atualização de projeto.

“Temos uma necessidade urgente de melhorias porque é um trecho deficitário. Será necessário fazer uma readequação de projeto na questão de largura e acostamento, algumas terceiras faixas. A empresa que havia sido contratada acabou falindo e não conseguimos dar andamento na obra. Por isso é importante esta discussão na busca de soluções”, explicou Ronaldo.

Presença

Também participaram do encontro com o superintendente do Dnit, o presidente da Associação de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), vereador de Corupá Lairton Muller (MDB), o presidente da Câmara de Jaraguá Onésimo Sell (MDB), a vereadora Nina Santin (PP) e o vereador Osmair Gadotti MDB) que foram autores da proposição encaminhada pela Avevi reforçando a necessidade de obras de infraestrutura e revitalização, englobando acostamentos e outras melhorias na BR 280, no trecho entre Jaraguá do Sul e Corupá.

Sell agradeceu o empenho do presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, deputado Chiodini, que segundo ele não tem medido esforços para que esta e outras demandas da região sejam atendidas.

Foto: Divulgação

50 milhões

Na semana passada, Chiodini garantiu em Brasília, a destinação de mais R$ 50 milhões na duplicação da BR-280, fundamental corredor de escoamento para o Porto de São Francisco. O valor foi confirmado pelo Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, durante reunião que contou também com a presença do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB). Serão agora R$ 100 milhões ao todo, aplicados nos próximos meses.

 

Região metropolitana

A Câmara de Jaraguá aprovou, na semana passada, moção de autoria do vereador Anderson Kassner (Progressistas) que apela à Assembleia Legislativa de SC pela criação da região metropolitana de Jaraguá, que também contaria com Corupá, Barra Velha, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder – cidades que formam a Amvali. Atualmente, tramita na Alesc um projeto de lei de autoria da deputada Paulinha, que pretende criar três regiões metropolitanas: a do Planalto Norte, a de Joinville e a de Jaraguá. A moção foi encaminhada à Alesc.