Jaraguá do Sul em 1º lugar no Brasil em desenvolvimento socioeconômico e ordem pública

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Por: Áurea Arendartchuk

25/11/2021 - 06:11

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, representou o Município na noite de terça-feira (23), em Brasília, na entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.

A premiação contou com a presença de autoridades dos três poderes, dentre eles o vice-presidente da República Hamilton Mourão, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, e os presidentes da Câmara Arthur Lira, e do Senado Rodrigo Pacheco, além de vários ministros.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do País. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.

Cinquenta e dois municípios concorreram, sendo escolhidas as três melhores cidades do País em cada pilar, considerando o grupo populacional filtrado na fase estadual.

Jaraguá do Sul ficou em primeiro lugar do Brasil em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O município conquistou a premiação por um conjunto de fatores como: educação, segurança, renda per capta, emprego e desenvolvimento. Além disso, Jaraguá ficou entre as três Cidades Excelentes do Brasil.

O prefeito Antídio Lunelli destacou que esse reconhecimento é fruto de trabalho e seriedade realizados em Jaraguá do Sul. Na última segunda-feira, a cidade também ficou entre as 10 mais competitivas e sustentáveis do Brasil no ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública.

Melhoria para o trânsito

Foi aprovado na terça-feira (23), na Câmara jaraguaense, o projeto de lei que destina R$ 760 mil investidos para a aquisição de semáforos inteligentes. Os equipamentos serão instalados em 14 cruzamentos, em pontos mais críticos do trânsito da cidade e farão a contagem automática de veículos nos locais onde estarão instalados. Conforme o fluxo de veículos em cada via, os aparelhos vão aumentar ou diminuir os tempos dos sinais, ajudando, assim, a desafogar os gargalos do trânsito.

A iniciativa ainda vai contar, além dos sinaleiros, com uma central de monitoramento para acompanhar em tempo real o comportamento do tráfego. O PL foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Ampliação de escolas

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini comemorou esta semana a autorização dada pelo governo do Estado para que o Município receba R$ 3 milhões para ampliação de duas escolas municipais. Os projetos aprovados são para a ampliação da EMEF Isabel Lilia Rosa de Souza, no bairro Bananal do Sul, e da nova Escola Cantinho da Amizade, no bairro Rio Branco.