“Residências em terrenos acidentados”

Imagem divulgação Eixo 11

Por: Eixo 11

07/04/2022 - 07:04

A escolha do local de sua construção, é um dos pontos essenciais para definir o estilo arquitetônico, as dimensões desejadas de acordo com as necessidades da família e principalmente o aproveitamento do terreno. Deve-se avaliar o tipo de topografia, se será plana ou com níveis (aclive ou declive) para então iniciar o planejamento de sua residência.

A opção por terrenos irregulares ou acidentados, estão cada vez mais comuns, já que os terrenos costumam ter o valor mais acessível e é possível fazer um aproveitamento de vários espaços urbanos e rurais com a casa em declive. É importante destacar que esta característica não torna a construção mais complicada. É sim uma oportunidade para que o profissional técnico traduza em um projeto único, com amplas possibilidades para uma casa marcante e cheia de criatividade.

Muitas pessoas ainda acreditam que construir em um terreno inclinado irá elevar o custo da fundação. Porém, como a estrutura estará presente em toda a edificação, apenas exigirá um maior cuidado na maneira como será trabalhada pelo projeto de arquitetura. Ela pode ficar aparente, fazer parte da arquitetura através de níveis que setorizam a edificação, ou ainda destacando elementos e os diversos modos de utilização da construção.

Além da preocupação com os aspectos estruturais, para que o projeto em um terreno inclinado seja concretizado com qualidade, é preciso preparar o terreno com segurança (com contenções, muros de arrimo ou cortinas de concreto, por exemplo), planejar e executar as etapas para realmente utilizar a inclinação a seu favor.

Uma das formas de construção mais utilizadas nos terrenos com declive, é o “Sistema de Escadas”, onde se define de dois a três níveis, como se fossem degraus de uma escada real. Por exemplo, no primeiro plano uma garagem, no segundo uma sala, cozinha e área de serviço e no terceiro plano os quartos. Seria mais ou menos como construir um sobrado, porém em formato diagonal.

Quando utilizado este sistema, cada andar surge construído numa parte horizontal do terreno, em vários níveis, proporcionando uma valorização da fachada, através das suntuosas aberturas – grandes janelas e portas de vidro que fazem com que o interior e exterior da casa comuniquem e se integrem. As linhas em diferentes níveis e os revestimentos caracterizam o projeto.

A versatilidade do terreno em declive acidentado permite a construção de diferentes propostas. A inclusão de uma piscina, por exemplo, pode fazer grande diferença na sofisticação a uma área de lazer tanto acima ou abaixo, depende das nuances do projeto. Para ousar ainda mais, muitas casas em declives investem na piscina com borda infinita, incrementando beleza e trazendo exuberância para a residência.

Uma casa em um terreno irregular é o tipo de obra que traz diversas possibilidades estéticas e podem avançar na criatividade e apostar em materiais como estrutura metálica, vigas em balanço, brises, fachadas de vidro, entre outros elementos arquitetônicos interessantes.

Divulgação | Eixo 11

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram