“Aplicando o Drywall na arquitetura”

Foto divulgação | Eixo 11

Por: Eixo 11

13/10/2020 - 15:10 - Atualizada em: 13/10/2020 - 15:22

O Drywall, é uma técnica de construção que está ganhando cada vez mais destaque nos projetos comerciais e residenciais, por sua leveza, flexibilidade, resistência e desempenho acústico, além da fácil instalação, de alta produtividade e canteiro limpo.

A composição do Drywall é um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido com papel acartonado, formando placas sólidas que podem ser utilizadas para dividir ambientes, embutir iluminação, revestir o teto e até mesmo servir como uma estante.

Foto divulgação | Eixo 11

O Drywall tem uma amplitude de aplicações, pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa, inclusive banheiro, cozinha e área de serviço. Sim, é possível usar o sistema drywall em ambientes úmidos, desde que se faça a escolha correta da placa:

  • Drywall Standard (ST) – Na cor branca ou cinza, é indicada para ambientes internos secos, podendo ser empregada em paredes e forros. É a mais utilizada, e recomendada para salas, escritórios, e outros ambientes que precisem de divisão ou isolamento termo acústico.
  • Drywall Resistentes à Umidade (RU) – Na cor verde, é indicada para áreas úmidas, como banheiros, lavabos, cozinhas e áreas de serviço. Não é recomendada utilizar em pisos (como em piscinas) ou forros, pois a umidade destes locais é acima do que a placa resiste.
  • Drywall resistentes ao Fogo (RF) – Na cor rosa e com fibra de vidro na sua composição, este tipo de placa é recomendado para locais com incidência de muito calor, além de serem altamente resistentes ao fogo. São muito indicadas para saídas de emergência e ambientes com riscos de incêndio.

O sistema drywall pode ser explorado em um grande universo de cores e formas diferenciadas, atribuindo, além de soluções criativas, qualidade e eficiência aos projetos. Pode ser aplicado desde formas mais retas e regulares, até formas orgânicas e sinuosas, assegurando a qualidade do acabamento. No forro, nas paredes ou em elementos como mobiliários e painéis decorativos permite resultados projetuais de grande impacto.

Foto divulgação | Eixo 11

O Drywall também é bastante utilizado quando há necessidade de obter transparência dos espaços, principalmente em lugares onde a natureza está presente, trazendo a luz natural, sempre bem-vinda devido ao conforto que proporciona. A função do Drywall quando o efeito é a transparência, é permitir aberturas e rasgos nos planos de paredes e tetos.

As principais vantagens da utilização do Drywall são:

  • Rápida Instalação, especialmente quando comparada as paredes tradicionais de alvenaria;
  • Baixo investimento tanto em relação ao material como a mão-de obra para aplicação;
  • É uma obra limpa, ou seja, praticamente não gera resíduos, como poeira ou entulho, já que a instalação envolve apenas a fixação das placas em uma estrutura de metal;
  • Variedades de acabamento, pois podem receber inúmeros tipos de revestimento, indo muito além da pintura tradicional;
  • Isolamento acústico, especialmente quando preenchidas com lã mineral.

Conte com a Eixo 11 Arquitetura, para aplicar de forma funcional e criativa o uso do Drywall, tornando seus ambientes ainda mais versáteis e diferenciados.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram