“Um olhar mais atento ao Pilates”

Por: Andreia Chiavini

14/01/2019 - 06:01

Eu sei que já falei do Pilates algumas vezes por aqui, mas preciso me manifestar sobre ele novamente. O método Pilates não envolve apenas exercícios, é o combustível para a vida, conectando nossa cabeça aos pés, interligando tudo.

É ter o controle sobre a ação do movimento e refinar este controle através do aumento da habilidade em executá-la, quanto mais esta ação é realizada, mais exata fica.

Os movimentos se tornam mais precisos, reproduzindo o exercício com sucesso ao longo de varias tentativas, usando menos esforço e evitando a tensão muscular excessiva.

Quanto maior for a precisão maior é a probabilidade de que o objetivo seja atingido e maior é o benefício de fazer o exercício.

O método Pilates é feito de detalhes, no entanto a questão importante é que a execução de cada exercício e a pratica do sistema como um todo não sejam apenas uma descuidada imitação dos exercícios ilustrados em revistas ou postados em redes sociais.

Deve-se focar no aprendizado de como os exercícios são realizados utilizando a aplicação dos princípios do Pilates de acordo com a acuidade física e mental de cada pessoa.

Hoje, o Pilates pode ser encontrado em todos os ambientes possíveis, utilizado com clientes que vão desde atletas de elite a pessoas com capacidades limitadas em razão de doenças ou lesões.

Grupos etários que vão do jardim de infância a pessoas perto de seus 90 anos, desfrutam dos benefícios do método. Há por ventura outro método capaz de acomodar uma variedade tão grande de praticantes?

Essa é a magia do Pilates, é extremamente adaptável, o diferenciando das outras técnicas e certamente a razão por ser tão popular. O método, conforme expresso enfaticamente por Joseph Pilates, foi um sistema projetado para ser integrado a todas as facetas da vida.

Há diferentes abordagens para o Pilates, mas é preciso entender a aplicabilidade destas abordagens. Ser popular não pode torná-lo um atalho para o fracasso.

Uma vez que o praticante está mal informado ou desinformado sobre o método, ele não será beneficiado, pois não terá entendimento sobre os exercícios e nem controle sobre eles.

É necessário um olhar mais atento ao Pilates, não o visualizar apenas como uma escolha aleatória de movimentos, mas entender o porquê e o pra quê.

O equilíbrio corpo e mente, corpo são e mente sã, só pode ser obtida com sucesso, quando todo o mecanismo do corpo estiver sob perfeito controle através da realização da necessidade real do Pilates.

Os esforços, resultarão num merecido êxito em acorrentar-se a felicidade e sem dúvida manterá as funções do corpo e da mente em perfeita ordem e saúde.