Os homens são “semi proativos” sobre a saúde. Além de preocupante é assustador. O motivador mais poderoso na decisão dele consultar um médico normalmente é o cônjuge ou alguém importante em sua vida.

Normalmente os homens quando chegam para fazer Pilates me relatam que vieram porque sua esposa ou alguém mandou. Alguns dizem que jamais fariam Pilates por ser coisa de mulher, sem sequer ter experimentado. Alguns consideram uma modalidade fraca, apenas para alongamento.

Não colocam atividades como o Pilates em sua lista. Mal sabem que a fisiologia masculina favorece muito nos resultados. O homem tem menos quantidade de gordura, talvez devido ao seu papel de caçador nos primórdios da evolução humana.

Sua capacidade pulmonar é maior lhe garantindo um desempenho melhor em exercícios aeróbios. No quesito força, apresenta vantagens em virtude da produção maior de testosterona, que causa um aumento maior na musculatura. São tantas vantagens em relação a mulher, mas ainda ocorre a consideração que alguns serviços de saúde são femininos.

Se essas vantagens fossem usadas ao seu favor, a pratica de exercícios seria totalmente prazeroso, sem falar que o método Pilates auxilia nos tratamentos de ereção e proporciona melhor desempenho sexual. Eu até consigo entender o pré-conceito sobre a pratica do Pilates por causa da mídia, mas o homem deveria ser o primeiro a praticar o método.

A desvantagem em relação à mulher é que tem a bacia mais estreita e uma angulação menor do sacro (osso da parte de trás da bacia), sendo mais retilíneo e tem menos jogo de cintura. É menos flexível e apresenta mais encurtamento muscular diferente das mulheres que garantem melhor execução de atividades que exigem movimentos precisos pois tem mais coordenação motora.

Essa desvantagem é muito evidente quando são idosos, onde o corpo já não responde da mesma forma e as limitações se tornam numerosas quando se é sedentário.

Vamos mudar os conceitos, exercícios no Pilates, são realizados para ganho de força, consciência corporal, alívios de tensões e para ter qualidade de vida. Por esses e outros benefícios, é que os homens que praticam o método se mantem fielmente por muitos anos, porque cuidar da saúde também é coisa de homem.