“Então agora nosso novo desafio é esperar”

Foto Divulgação/Agrolio

Por: Agrolio Jaraguá

07/07/2020 - 09:07 - Atualizada em: 07/07/2020 - 09:38

O ano de 2020 está sendo cheio de desafios para agricultura catarinense. Começamos o ano com pouca chuva até se tornar estiagem com grandes impactos econômicos. Se não bastasse o País engrenar só depois do carnaval, vem a pandemia e fecha os principais canais de venda interna do agronegócio brasileiro.

Várias escolas, creches, empresas e entidades consomem frutas, verduras, legumes e cereais vindos da agricultura e pecuária, de sua maioria familiar. Sem atividades, elas cancelaram pedidos do que já estava plantado e semeado, tendo uma venda incerta e com preços pouco rentáveis para o produtor.

Falando mais especificamente sobre a bananicultura, esta vinha oscilando com seus preços devido a uma produção atrasada e baixa, e que, com a estiagem teve sua saúde comprometida. Muitas foram as tentativas de irrigação nas lavouras para melhorar o desempenho produtivo, mas como sabemos, quando não é natural, parece que não faz a mesma eficácia.

Fungos e ácaros se proliferaram com velocidade, demandando mais investimento, pois quanto mais seco o ambiente, maior a incidência destas das pragas nas plantações, isso de modo geral, tanto nos bananais como em outras culturas.

Frutas saindo com qualidade inferior, aborto de cachos, compactação do solo e retardo no desenvolvimento da brotação, e consequentemente teremos mais uma safra com pouca fruta disponível.

Assim as plantas foram se desenvolvendo como podiam, e os agricultores investindo da melhor forma, e no dia 30 de junho de 2020, um ciclone “bomba” passa por Santa Catarina e devasta várias propriedades.

Estimamos uma perda próxima de 80% na produção em muitas propriedades e ainda tememos o inverno que está só no início, tendo previsão de geadas.

Assim é a rotina de muitas famílias que sobrevivem da agricultura e pecuária no Brasil e, por isso, nós da Agrolio buscamos sempre uma alternativa para que esta cadeia produtiva continue ativa.

Temos em nosso portfólio uma grande variedade de aminoácidos que auxiliam no controle de estresse das plantas, bem como defensivos biológicos, fertilizantes orgânicos e formulados, calcários de rápida ação para calagem do solo, sacarias para banana, rações para aves, bovinos, suínos, equinos, cães, gatos e muito mais.

Se precisa investir na sua propriedade, conte conosco, e fale com nossos consultores de vendas, que estão sempre prontos para lhe oferecer o melhor produto, visando rentabilidade e sustentabilidade.

O agronegócio não pode parar, venha negociar conosco!

Agrolio Jaraguá

Contato: (47) 3307-0908
Endereço: Rua Bertha Weege, 1371, bairro Barra do Rio Cerro.
Redes sociais: Facebook | Instagram