Diante do agravamento do cenário envolvendo o coronavírus na cidade, a Prefeitura de Blumenau cogita adotar medidas para restringir a circulação de pessoas. Uma comissão municipal de enfrentamento da Covid-19, formada por profissionais como infectologista, epidemiologista e fiscais sanitários, já estuda novas normatizações e ações para conter o avanço da doença.
A discussão ocorre em meio à disparada do vírus em todo o estado. Por conta da situação, cidades como Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis retomaram algumas restrições para o convívio social. Atualmente, Blumenau tem mais de 1,5 mil casos de coronavírus. Somente de domingo (22) para segunda-feira (23), o número de pacientes infectados em UTI cresceu 62%. Além disso, na semana passada, o município bateu o recorde de novas infecções.
De acordo com avaliação da Prefeitura, a piora no quadro é consequência de um relaxamento generalizado da população.
“Estamos com os números de casos e ocupação de UTI aumentando, e as pessoas não estão se cuidando. A Prefeitura entendeu que o blumenauense conseguiria ter uma atitude mais ativa em relação ao enfrentamento do coronavírus. Mas, o que a gente observa é que isso não aconteceu, infelizmente. Muito provavelmente, se essa situação continuar, teremos que tomar algumas medidas”, afirmou o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
- Casos da Covid-19 passam de 1,5 mil em Blumenau; número de pacientes em UTI cresce 62%
- Prefeitura de Blumenau prepara compra de mais dez mil testes para diagnóstico da Covid-19
- Site mostra risco de contaminação por coronavírus em bairros de Blumenau e de outras cidades
O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) fez um apelo para que as pessoas voltem a tratar a situação com a seriedade que ela exige. “Se as empresas e o comércio não ajudarem, provavelmente poderemos ter consequências. Além disso, há um pedido de ajuda para cada um da sociedade, cada cidadão tem uma parte importante nessa caminhada”, disse. “Nós entendemos que, se não houver um controle do processo, vamos avaliar tecnicamente e podemos, em breve, ter que tomar decisões que não são do nosso agrado”, completou.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul