Site mostra risco de contaminação por coronavírus em bairros de Blumenau e de outras cidades

Foto Reprodução

Por: Felipe Elias

12/06/2020 - 15:06 - Atualizada em: 12/06/2020 - 15:35

Com o objetivo de fornecer mais informações sobre a pandemia da Covid-19, tanto para a população quanto para as autoridades públicas, o estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faissal Nemer Hajar, criou uma ferramenta para consultar regiões de risco.

A plataforma colaborativa “Juntos Contra a Covid” mostra, no detalhe do bairro, como está o risco de infecção em cada cidade e estado do Brasil.

O site, de simples navegação, reúne perguntas claras, que são respondidas pela própria população, como seu estado de saúde, o contato recente com pessoas infectadas ou viagens para países com alta incidência da doença, nos últimos 14 dias.

Foto Reprodução

Com esses dados, tratados de forma anônima e seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o sistema utiliza um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para mostrar no mapa qual é o índice de risco em cada região (alto, médio ou baixo).

O mapa é atualizado em uma periodicidade mínima de cinco minutos e pode ser encontrado no site Juntos Contra o Covid. Por causa da quantidade de dados, a plataforma pode apresentar alguns momentos de instabilidade e ficar temporariamente fora do ar.

 

 

O mapa pode ser acessado clicando aqui. Você pode fazer consultas sobre qualquer cidade do país.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul