Prefeitura de Blumenau anuncia data para volta do transporte coletivo municipal

Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

05/06/2020 - 11:06 - Atualizada em: 09/06/2020 - 10:32

Após quase três meses suspenso em razão da pandemia do coronavírus, o transporte coletivo urbano voltará a operar em Blumenau no dia 15 de junho. A decisão foi anunciada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) nesta sexta-feira (5).

Embora o Governo do Estado tenha autorizado o retorno para a próxima segunda-feira (8), a Prefeitura de Blumenau decidiu, antes de retomar a operação, realizar testes nos cerca de 1,1 mil trabalhadores do sistema para afastar aqueles que eventualmente estejam infectados pela Covid-19. Os exames ocorrerão durante a próxima semana.

O retorno do transporte coletivo municipal acontecerá com restrições. Os ônibus terão ocupação máxima de 60% da capacidade e o serviço irá operar com 50% da frota. Apesar disso, a BluMob, empresa responsável por gerir o sistema, afirma que o objetivo é garantir o atendimento de todas as linhas regulares. Nos sábados, os coletivos circularão somente até as 15h, e nos domingos e feriados o serviço ficará suspenso.

Nos terminais e veículos, motoristas, cobradores e passageiros serão obrigados a utilizar máscaras de proteção, assim como já ocorre nas ruas, espaços públicos e estabelecimentos comerciais. Além disso, haverá sinalização no solo para que todos respeitem o distanciamento social.

 

 

Outra medida de prevenção anunciada pela Prefeitura é a proibição do uso de dinheiro dentro dos ônibus. O dinheiro será aceito apenas no acesso aos terminais urbanos e para o pagamento de recargas. Todos os cartões da modalidade Vale Transporte, entre eles o Estudantil, poderão ser utilizados, porém com a cobrança da tarifa integral. A gratuidade para idosos com mais de 65 anos está suspensa por tempo indeterminado.

As pessoas que não possuem um cartão da modalidade Vale Transporte poderão solicitá-lo no site da BluMob. Todas as normas e informações complementares sobre o retorno do transporte coletivo em Blumenau estão disponíveis aqui.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul