Prefeitura de Blumenau prepara compra de mais dez mil testes para diagnóstico da Covid-19

Por: Felipe Elias

22/06/2020 - 20:06 - Atualizada em: 22/06/2020 - 20:37

A Prefeitura de Blumenau comprará dez mil testes do tipo RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19. Na próxima quarta-feira (24), ocorrerá um pregão presencial para selecionar o laboratório que fornecerá os kits e fará os testes durante três meses. O investimento do Município está orçado em R$ 3,2 milhões.

Com uma maior disponibilização de exames, a Secretaria de Promoção da Saúde espera reduzir a subnotificação de casos da doença na cidade. A ampliação de critérios, públicos e, principalmente, diagnósticos, tanto com o teste rápido quanto com o RT-PCR, possibilitará novos mapeamentos e entendimentos sobre a Covid-19 em Blumenau.

No início da pandemia, apenas o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (Lacen) fazia a coleta e análise do material de pacientes com suspeita de infecção. Por causa da alta demanda, em alguns casos havia demora na entrega dos resultados. Para agilizar as análises e obter números mais aproximados da realidade, a Prefeitura contratou um laboratório da cidade para fazer os exames.

 

 

Entre março e o final de maio, foram adquiridos 4 mil testes do tipo RT-PCR e 15 mil testes rápidos para auxiliar no combate à pandemia. Até o momento, mais de 9,6 mil exames já foram efetuados em Blumenau.

Onde o RT-PCR é feito?

O teste pode ser coletado, conforme critérios e indicação médica, no Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus no Setor 3 da Vila Germânica, nos hospitais ou ainda em laboratórios particulares. Os resultados são disponibilizados em até 48 horas e a testagem pode ser recomendada pelo médico em pacientes com Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Blumenau já conta com mais de 1,5 mil casos da Covid-19, dos quais seis vieram a óbito.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul