Coronavírus: 11 pacientes de Blumenau participam de estudo nacional com uso da hidroxicloroquina

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

24/04/2020 - 14:04 - Atualizada em: 24/04/2020 - 14:31

 

Em Blumenau, 11 pacientes já fazem parte do Estudo Coalizão Covid-19 Brasil, que utiliza o medicamento hidroxicloroquina no tratamento contra o novo coronavírus. Na cidade, a iniciativa foi viabilizada a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau, o Hospital Santo Antônio e a AngioCor Cardiologia Blumenau. Ao todo, a pesquisa reúne 80 hospitais do país, em parceria com o Ministério da Saúde.

Até o momento, o estudo envolveu pessoas que precisaram de internação com suspeita clínica ou diagnóstico confirmado da Covid-19, algumas em estado moderado e outras em situação de maior gravidade, inclusive com necessidade de respiração mecânica. Dos 11 participantes em Blumenau, sete já tiveram alta hospitalar.

Em até dez dias, haverá a ampliação desse estudo para o nível ambulatorial. Nesta etapa, a hidroxicloroquina passará a ser ministrada em pessoas que apresentarem um quadro com forte suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus. Para integrar a pesquisa, o paciente precisa ter indicação médica e estar de acordo.

Os casos serão divididos em dois grupos: um utilizará a hidroxicloroquina e o outro receberá uma substância conhecida como placebo. Todos os participantes serão acompanhados, por contato telefônico, pela equipe médica.

 

 

De acordo com o médico Adrian Paulo Morales Kormann, um dos responsáveis pela pesquisa em Blumenau, os resultados servirão de embasamento científico para conhecer os efeitos da hidroxicloroquina. “Todos os estudos com este medicamento até agora foram feitos num número pequeno de pacientes e este, realizado no Brasil, será um estudo com poder estatístico para se ter uma resposta definitiva”, pondera.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul