A Prefeitura de Indaial confirmou, nesta terça-feira (18), que um macaco encontrado doente em janeiro, no bairro Encano do Norte, morreu por febre amarela. Este é o primeiro caso da doença na cidade neste ano e funciona como um alerta de que o vírus está circulando na localidade.

A Vigilância Epidemiológica do município registrou outros cinco casos suspeitos de febre amarela em primatas, sendo que dois estão em investigação, um no bairro Encano Central e outro no bairro Estrada das Areias.

Em 2020, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, outras seis mortes de macacos na região foram ocasionadas pela doença: duas em Blumenau, duas em Pomerode, uma em Gaspar e uma em Timbó.

Os primatas não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença, assim como os humanos. A febre amarela é transmitida apenas pela picada do mosquito infectado. Matar macacos é crime ambiental.

Como evitar a febre amarela?

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença. Ela é gratuita e está disponível nas unidades de saúde. Podem ser vacinadas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Cidadãos com mais de 60 anos e doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes, a imunização é contraindicada.

 

 

A Prefeitura de Indaial reforça a necessidade de que os moradores residentes no entorno dos locais onde os macacos foram encontrados doentes ou mortos, providenciem a vacinação o mais breve possível. Confira a listagem de ruas:

  • Estrada das Areias: ruas Ângelo Dias, Nicolau Heckmann, Adela Cipriano, Guilherme Zosche, Henrique Negherbon e Rua C;
  • Polaquia: ruas Antonio Dickmann e Adolfo Molinari;
  • Encano Central: ruas Lorenz e Helmoth Block;
  • Encano do Norte: rua Bertolina May Kechele e empresas próximas do local: Colisão, Central Top Supermercado, Cremer S. A. e UEI Elsa Schreiber;
  • Sol: ruas Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Baden Powel, Rondônia, Amazonas, Ricardo Geisler, Flórida, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Califórnia, Tocantins, Acre, Dr. Blumenau, Prefeito Erich Kleine, Germano Schroeder, Arthur Haertel, Bertoldo Trapp, Artur Lendman, João Maria de Araújo, Victor Konder, Luis Moser e Renato F. R.;
  • Warnow: rua Estanislau Januario;
  • Encano Baixo: rua Otto Gramkow.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul