Vídeo: confirmada primeira morte de macaco com febre amarela em Blumenau

Foto Ilustrativa

Por: Giulia Venutti

04/02/2020 - 13:02 - Atualizada em: 04/02/2020 - 13:39

A Prefeitura de Blumenau confirmou, na manhã desta terça-feira (4), que um macaco encontrado morto no bairro Vila Itoupava, no mês passado, tinha febre amarela. O resultado do exame laboratorial que comprovou a doença foi emitido nesta segunda-feira (3).

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido), ao lado do secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, alerta que isso demonstra que o vírus está em circulação na cidade e ainda destaca a importância da vacinação como principal forma de prevenção. Confira!

Quem pode ser vacinado?

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença. Ela é gratuita e está disponível nas unidades de saúde. Podem ser vacinadas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Cidadãos com mais de 60 anos e doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes, a imunização é contraindicada.

 

 

Lembrando que os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença, assim como os humanos. A febre amarela é transmitida apenas pela picada do mosquito infectado. Matar macacos é crime ambiental e prejudica o controle da doença, já que ao contraírem o vírus, servem de alerta para a presença da doença no local.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul