Mais um caso de febre amarela em humano foi confirmado em Santa Catarina, nesta segunda-feira (3), pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). Este é o segundo caso diagnosticado este ano no Estado.
O paciente, de 40 anos, é de Jaraguá do Sul, mas está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, unidade referência de infectologia em Santa Catarina.
Veja também:
Confirmado o primeiro caso de febre amarela em macaco do ano em Santa Catarina
O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC). O paciente não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
Segundo o setor de Vigilância, desde o início deste ano já foram encontrados nove macacos mortos em Jaraguá do Sul, todos da espécie Bugio, entre os bairros Rio Cerro e Rio da Luz, zona de mata. No entanto, em apenas três deles foi possível coletar amostras para envio ao Laboratório Central da Vigilância Epidemiológica do Estado, em Florianópolis.
O óbito de macacos em determinada área é um dos principais indícios de circulação do vírus, servindo como um alerta.
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A vacinação é a melhor forma de se proteger da doença. A vacina é gratuita.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul