Vídeo: primeiro caso de febre amarela em humano é confirmado em Blumenau

Por: Giulia Venutti

12/02/2020 - 13:02 - Atualizada em: 12/02/2020 - 16:57

Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Blumenau confirmou o primeiro caso de febre amarela em humano na cidade. Um homem de 26 anos, morador do bairro Itoupava Central, foi diagnosticado com a doença após um exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. O paciente estava internado, mas já recebeu alta e passa bem.

Este foi o terceiro caso confirmado de febre amarela em humano no estado em 2020. Os outros foram contraídos por homens que residem em São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. Ambos não apresentavam registro de vacinação, mas também não correm risco de morte.

Na semana passada, a Prefeitura já havia confirmado a morte de um macaco por febre amarela, na Vila Itoupava. Os dois episódios comprovam que o vírus está circulando em Blumenau, sobretudo na região Norte.

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença. Ela é gratuita e está disponível nas unidades de saúde. Podem ser vacinadas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Cidadãos com mais de 60 anos e doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes, a imunização é contraindicada.

Neste sábado (15), inclusive, as unidades de saúde que possuem sala de vacina estarão abertas, das 8h às 17h, para imunizar a população contra doenças como a febre amarela e o sarampo. A orientação é que as pessoas procurem uma unidade com suas cadernetas para atualizar o esquema vacinal. Veja o vídeo!

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul