Após 40 anos de proibição, iranianas vão ao estádio torcer pela seleção masculina de futebol

Por: Lucas Pavin

11/10/2019 - 15:10 - Atualizada em: 11/10/2019 - 15:36

Após 40 anos, fãs iranianas puderam participar de uma partida de qualificação para a Copa do Mundo de futebol masculino na República Islâmica.

Nesta quinta-feira (10), elas foram ao estádio Azadi, de Teerã, torcer pela seleção do país no duelo contra Camboja, pelas eliminatórias asiáticas para o Mundial de 2022.

Embora as mulheres estrangeiras tenham acesso limitado a partidas no Irã, as iranianas foram banidas dos estádios quando equipes masculinas estão jogando desde a Revolução Islâmica, em 1979.

Pressão da Fifa

Mulheres com acessórios divertidos durante a partida

Mulheres mostraram toda a sua alegria em poder torcer pela seleção iraniana | Foto Atta Kenare/AFP

A Fifa escreveu para a Federação Iraniana de Futebol em junho, solicitando um cronograma para que as mulheres pudessem comprar ingressos para as eliminatórias ou enfrentar consequências.

A AFC, órgão asiático de futebol que conta com 47 membros, incluindo o Irã, destacou que está trabalhando para ajudar a Fifa a encontrar uma “solução amigável” que permita às torcedoras iranianas assistir a jogos futuros no Irã.

As torcedoras iranianas fazem campanha há muito tempo para poder assistir ao futebol masculino e, ocasionalmente, um número limitado de mulheres pode entrar no estádio.

A seleção iraniana venceu pelo impressionante placar de 14 a 0, agora, também embalada pela torcida feminina.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger