Seminário Sagrado Coração de Jesus de Corupá inicia comemorações dos 90 anos

Foto Eduardo Montecino / OCP News

Por: Elissandro Sutil

06/09/2019 - 13:09 - Atualizada em: 09/09/2019 - 16:28

Em 2019, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, localizado em Corupá, completa 90 anos e as comemorações, que iniciaram no último sábado (7) se estendem até janeiro de 2022.

O local é um dos pontos mais visitados do município e além de fortalecer o contato com a religião católica, também oferece paisagens de tirar o fôlego.

Na década de 1920, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Brusque, tinha capacidade para apenas 30 seminaristas, mas a procura por uma vida dedicada a Deus era muito maior. Essa situação deixou os padres alemães dehonianos preocupados.

Havia chegado a hora de construir um novo seminário.

 

 

Mas onde fariam isso? Em alguma das cidades em que os padres dehonianos estivessem presentes: Taubaté, em São Paulo, Forquilhinha , Jaraguá do Sul e Corupá, naquele tempo, Hansa, em Santa Catarina.

A proximidade com o rio, nenhuma outra construção por perto e o terreno com uma bela visão das montanhas foram as principais características que fizeram com que Corupá fosse a cidade escolhida para um novo seminário.

Foto Eduardo Montecino / OCP News

As obras iniciaram em 1928, e no feriado de independência de 1929, foi celebrada a colocação da pedra fundamental do novo seminário. Logo no começo da construção, uma forte crise política econômica atingiu todo o mundo com a quebra da bolsa de Nova Iorque.

Os padres e seminaristas, porém, não desistiram.

 

 

Com o empenho de todos os religiosos envolvidos e da comunidade, no dia 17 de janeiro de 1932 foi inaugurado o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, com capacidade para 76 seminaristas, cinco padres e três professores.

Comemorações

Foto Eduardo Montecino / OCP News

As comemorações iniciam agora, em 2019, para comemorar os 90 anos da primeira missa realizada no local e se estendem até a celebração dos 90 anos de inauguração do local, em 2022.

No último sábado (7), aconteceu a celebração da Santa Missa, em frente ao seminário. No ano que vem, acontece a Festa do Seminário Coração de Jesus, que vai contar com a presença do superior geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e de todos os religiosos e seminaristas da Província Brasil Meridional (PBM).

Em 2021, está previsto que um show nacional ocorra no local e para fechar as comemorações de 90 anos, a Festa do Seminário Coração de Jesus de 2022.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger