Os passeios de Maria Fumaça que aconteceram recentemente entre Jaraguá do Sul e Corupá fizeram as mais de 900 pessoas que participaram terem um gostinho de como eram antigamente, além de claro, causar a nostalgia nos que viveram aquela época.
Hoje, ele é um personagem que divide opiniões. De um lado, os motoristas e pedestres reclamam quando o trem passa por algumas das principais vias da cidade e, de outro, não há quem não admire toda a nostalgia que ele representa.
A verdade é que quando chegou a Jaraguá do Sul, o trem contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da colônia que cresceu ao redor da ferrovia.
Este meio de transporte chegou por aqui no dia 23 de junho de 1907 e ligou a região a grandes cidades, além de representar, até a década de 1960, boa parte do escoamento da produção agrícola, industrial e da madeira da região.
A locomotiva “Lauro Müller” conduzida pelo maquinista Moraes tinha o objetivo de testar o peso na ponte de madeira e chegou até a pequena estação telegráfica, local onde era feito o embarque, antes de a estação ferroviária ser construída, em 1909.
Em julho do mesmo ano, as obras das estações de São Francisco do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul e Hansa (Corupá) também foram concluídas. A ferrovia possibilitou ainda a viagem de Jaraguá a centros como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, levando os passageiros com elegância considerável para a época.
Em 1914 havia a exploração de cargas e passageiros, numa linha servida por 11 locomotivas, com o total de 612 vagões, sendo 48 de passageiros, dois dos correios, 50 para animais, 214 fechados para mercadorias, 50 abertos para mercadorias e 248 vagões de plataforma.
Os visitantes que passavam por Jaraguá do Sul, muitas vezes acabavam dormindo na cidade, o que fez com que hotéis como o Central, Brasil, Wensersky e Becker tivessem um ótimo crescimento.
De 1944 a 1991, a litorina fazia o trajeto Corupá — São Francisco do Sul diariamente em diversos horários, transportando, pessoas, cartas, mercadorias e animais.
Hoje em dia, infelizmente não é mais realizado o transporte de passageiros, mas os passeios que aconteceram este mês, trouxeram um pouco da história desse meio de transporte em Jaraguá do Sul.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul