Nesta quinta-feira (9), mais precisamente às 10h, o Grupo de Câmara da Scar iniciou a viagem para realizar uma turnê pela Europa. Ao todo, serão 20 dias e 19 concertos, em cerca de 15 cidades.

A viagem começou ainda na Scar, onde a equipe se reuniu para pegar um ônibus até Curitiba, de lá, vão para São Paulo e então embarcam para a cidade de Frankfurt, na Alemanha.

 

 

Eduardo Alexandre Rekowsky é violinista e foi quem assumiu a organização da viagem após o falecimento do maestro Ricardo Feldens, em setembro de 2019. Segundo Eduardo, as apresentações acontecem também na Holanda.

Serão sete cidades onde os músicos ficarão hospedados. As demais, conforme o organizador, ficam bem próximas, desta forma, o grupo consegue ir ao local da apresentação e voltar para onde estão hospedados no mesmo dia.

Esta é a quinta vez que o Grupo da Câmara realiza turnê em solo europeu. “Serão 27 músicos e destes, 20 estão indo pela primeira vez para a Europa”, comenta Eduardo.

 

 

No repertório, estão músicas latino-americanas, brasileiras, sucessos do universo cinematográfico e músicas sacras, pois a orquestra fará apresentações em alguns cultos também. As apresentações duram em média 1h.

“O objetivo da viagem é abrir a possibilidade das pessoas conhecerem outras cidades, culturas e o próprio intercâmbio entre músicos, já que o pessoal de lá também vem para Jaraguá do Sul para trocar experiências”, explica o violinista.

Durante a excursão, os membros do grupo podem aproveitar para conhecer os locais onde estiverem. Cada um poderá escolher o passeio que quiser ou fazê-lo em grupo.

Concerto de Inverno do Grupo de Câmara da Scar | Foto Denis Natan

Conforme Eduardo, os concertos que vão fazer na Europa são gratuitos, porém, as pessoas lá sempre fazem doações. Como esta viagem já foi paga, o dinheiro arrecadado será usado para a próxima aventura.

Despesas pessoais foram pagas por cada um dos integrantes, já para pagar as despesas coletivas, o grupo realizou apresentações, a tradicional feijoada entre outros eventos, além disso, o organizador diz que alguns empresários da região também contribuíram.

O Grupo de Câmara da Scar embarca de volta no dia 29 de janeiro e chega a Jaraguá do Sul no dia 30 trazendo não apenas as boas lembranças, mas também muito conhecimento.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger