“Tumores oculares: riscos e orientações”

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

10/12/2019 - 13:12 - Atualizada em: 10/12/2019 - 13:55

Aos estudarmos o olho humano fazemos subdivisões de acordo com sua anatomia. A complexidade é maior do que podemos imaginar.

No segmento anterior do olho temos a córnea, íris e o cristalino, no segmento posterior por sua vez a retina o vítreo. Externamente temos as pálpebras e ossos da órbita.

Em todas estas estruturas é possível ocorrer a formação de tumores, benignos ou malignos. Nos tumores palpebrais, por exemplo, o diagnóstico é feito com maior rapidez devido à facilidade de visualização.

Já os tumores da retina são um desafio para o oftalmologista, uma vez que na grande maioria o paciente não possui ou possui poucos sintomas.

Prevalência dos tumores:

Os tumores benignos ou cânceres oculares podem ocorrer em qualquer idade. Na infância o Retinoblastoma é um tumor maligno primário. É o terceiro câncer pediátrico mais frequente e representa uma ameaça à vida dado sua capacidade de se disseminar à distância.

O Melanoma de Coróide é o tumor primário intraocular mais comum em adultos. Embora seja raro, o fato de sua gravidade aumentar com seu tamanho e o seu difícil diagnóstico, torna essa doença preocupante do ponto de vista oftalmológico.

Metástases para os olhos é possível?

A disseminação à distância de tumores malignos é chamada de metástase. Tumores malignos em outros órgãos como mamas, pulmão e aparelho digestivo podem disseminar-se para os olhos.

Um estudo clínico realizado recentemente em São Paulo, analisou cem pacientes com tumores extraoculares e com histórico de metástases. A maioria das disseminações oculares era originada de pacientes com câncer de mama, pulmão e gastrointestinal.

Como detectar?

Apenas o exame oftalmológico rotineiro pode detectar a grande maioria dos tumores, a maioria deles possuem poucos sintomas tornando a avaliação periódica fundamental alongo prazo.

O exame oftalmológico, para segurança do paciente, deve ser sempre e unicamente realizado por oftalmologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Clínica Correção da Visão

R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul | Telefone: (47) 3054-5700

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411