Dores, formigamento, dormência no ombro, no braço, nas mãos podem ser sinais de uma doença chamada “Síndrome do Desfiladeiro Torácico”.
Quem explica é o Dr. Giovanni Mezzalira, cirurgião torácico. Segundo ele, essa síndrome é um grupo de desordens que ocorrem quando as veias e os nervos são comprimidos no espaço entre a clavícula e a primeira costela. Isso pode causar dor no ombro, no pescoço e dormência nos dedos.
Causas comuns que podem gerar esta desordem são: sequelas após acidentes, lesões por movimentos repetitivos, defeitos anatômicos. E, algumas vezes,as causas não são determinadas.
Ela pode ser classificada em:
Neurogênica – é a mais comum e é ocasionada pela compressão do plexo braquial (a rede de nervos que saem da coluna cervical e seguem até as pontas dos dedos).
Vascular – ocorre quando a veia ou a artéria chamada de sub-clavicular é comprimida em repouso ou em algumas posições do braço.
Não específica – as pessoas que têm apresentam dores crônicas nos ombros, no pescoço, no tórax, no braço, antebraço e mão. Geralmente pioram com movimentos. A causa não é encontrada e o diagnóstico fica incerto.
Alguns sintomas ou sinais básicos:
– dor no pescoço, ombro ou mãos:
– enfraquecimento do membro superior afetado e ou pescoço;
– adormecimento, formigamento do braço até a mão;
– descoloração e mudança da cor da mão;
– sudorese da mão;
– esfriamento dos dedos, mãos e ou dedos (em casos mais graves, pode ocorrer a trombose).