Os 5 cuidados com a saúde na terceira idade

Por: Dr. Vicente Caropreso

06/09/2015 - 10:09 - Atualizada em: 06/09/2023 - 17:00

Dentro de 20 anos, mais de um quarto da população brasileira terá mais de 60 anos, por isso, a saúde na terceira idade é fundamental, não só para a prevenção de doenças, mas para proporcionar uma vida mais ativa e feliz.

A dica de hoje é: Os 5 cuidados com a saúde na terceira idade

Faça exercícios físicos – Durante o envelhecimento ocorre uma perda de massa muscular que reduz a força, dificultando a mobilidade e a execução de tarefas diárias. Também há uma perda de massa mineral óssea, que atinge homens e mulheres a partir dos 45 anos. Manter o corpo ativo diminui a perda de massa muscular; fortalece os ossos; previne problemas cardiovasculares; auxilia o controle de doenças crônicas; dá independência no dia a dia; e reduz a depressão e ansiedade. Os especialistas indicam a yoga, pilates, caminhada, natação, etc.

Tenha uma alimentação saudável – A qualidade de vida está diretamente associada à alimentação saudável. Reduza o consumo do sal, açúcar, gorduras trans e alimentos industrializados, coma mais frutas e verduras. A alimentação saudável é imprescindível, para o controle de várias doenças crônicas, diminuição de problemas cardíacos e vasculares, entre outros benefícios. Devido à perda gradativa de nutrientes, na terceira idade também pode-se aderir aos suplementos, que podem ajudar na complementação das refeições.

Não esqueça de tomar água – Na terceira idade a concentração de líquidos corporais é menor. Por isso os idosos devem beber mais água. A desidratação afeta o cérebro, causa confusão e problemas de memória. Tome por volta de 2 litros de água por dia para se manter saudável.

Tenha uma boa noite de sono – Sono de qualidade é fundamental. Se você não está dormindo bem, busque um especialista na saúde do sono.

Faça acompanhamentos médicos – Faça exames preventivos com geriatra; cardiologista; urologista e fisioterapeuta. O diagnóstico precoce facilita o tratamento, aumentando a qualidade e a expectativa de vida.

Cuide-se, viva muito e com saúde!