A Gripe H1N1 é uma infecção respiratória causada pelo vírus do tipo influenza A, um vírus que pode causar epidemias e pandemias.
Nos casos mais graves pode levar a complicações como sinusite, otite e pneumonia, sendo esta última extremamente perigosa para crianças, imunosuprimidos e idosos.
Seus sintomas podem ser febre alta, tosse, dores nos músculos e nas juntas, dor de cabeça, prostração, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarreia.
A doença demora entre 1 e 4 dias para apresentar os sintomas. Desde 1 dia antes do surgimento dos sinais da doença, até 7 dias depois dos sintomas desaparecerem, a pessoa contaminada pode transmitir o vírus.
A contaminação se dá quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, lançando partículas quase invisíveis de saliva, que flutuam no ar e, em contato com as mucosas de outra pessoa, causa a contaminação.
A transmissão do vírus também pode se dar por intermédio de superfícies de uso comum. Pessoas contaminadas, ao tossir ou espirrar, colocam sua mão na boca e depois tocam nesses locais, contaminando e transformando-os em focos de transmissão para as pessoas que posteriormente toquem nesses objetos.
Por isso, quando andar em lugares públicos e tiver contato com corrimões, maçanetas de portas, interior de ônibus, balcões de atendimento etc., evite tocar na boca, nariz e olhos antes de lavar as mãos ou desinfetá-las com álcool gel.
A recomendação é vacinar-se: crianças, gestantes, idosos e pessoas dos grupos de risco são atendidas com prioridade, mas a vacina está disponível para toda a população.
Procure o posto de saúde mais próximo e vacine-se.
Se estiver gripado, quando for tossir ou espirrar, coloque a parte interna do cotovelo defronte a boca e nariz. O braço vai reter os vírus e sua mão não ficará contaminada, evitando assim que o vírus se espalhe.
A Gripe H1N1 hoje é a responsável pela maior parte dos casos de internação por doenças respiratórias, lotando as UTIs de SC, com situação de emergência decretada por conta das síndromes respiratórias agudas.