“Jaraguá do Sul e seus encantos”

Por: Flávio Garcia Sartori

22/07/2019 - 12:07 - Atualizada em: 22/07/2019 - 16:54

Nessa semana, no dia 25 de julho, Jaraguá do Sul completa 143 anos. Aliás, os primeiros 143 anos de uma longa e linda história que está sendo escrita por seu povo. Até aqui, foram muitas conquistas, seja no âmbito da educação, da tecnologia e inovação, da cultura e também do esporte.

O município conquistou o título de mais seguro do Brasil. Na educação, figura entre as melhores cidades do país e seu índice de desenvolvimento humano não poderia ser diferente. No futsal, tem o time com maior número títulos e, sua imponente Arena, encanta os olhares de seus visitantes.

No mês de janeiro, o som ecoa por todos os cantos do município, é a vez do Festival de Música de Santa Catarina. Como não se encantar por esta cidade?

Em junho, completei um ano da minha passagem profissional por aqui e, confesso, não tenho vontade de me despedir tão cedo. Sou paulista, natural de Olímpia, mas, absolutamente apaixonado por Jaraguá do Sul. A cidade acolhe, abraça, encanta e inspira.

Não poderia deixar de citar toda história de sucesso das empresas locais de diversos segmentos: metal mecânico, têxtil, esportivo, químico, dentre outros.

Hoje, estou na direção da Regional Vale Europeu da UniSociesc, a instituição que chegou em Jaraguá do Sul em novembro de 2017. No entanto, muito antes de ter uma unidade aqui, com cursos de graduação e pós-graduação, a UniSociesc já fazia história na cidade por meio da Escola Técnica Tupy.

Criada em 1959, por Hans Dieter Schmidt, na época, presidente da Fundição Tupy, a Escola Técnica Tupy teve sua concepção inspirada no mais moderno e eficaz modelo europeu, a escola de formação de técnicos da empresa George Fischer.

A ETT formou inúmeros profissionais, altamente qualificados, para diversas empresas de Jaraguá do Sul, com destaque para os profissionais que trabalharam na maior empresa do segmento metal mecânico da cidade, a WEG.

É motivo de orgulho para nós sabermos que a UniSociesc contribuiu com conhecimento e educação, para o desenvolvimento da cidade.

E esse é nosso propósito, queremos continuar oferecendo uma educação transformadora, formando cidadãos éticos e competentes, por meio de práticas inovadoras de aprendizagem e gestão, internacionalização, relacionamento com o mercado, valorização das pessoas e responsabilidade social.

E assim, juntos com Jaraguá do Sul, vamos continuar crescendo, compartilhando conhecimento e transformando vidas!

Flávio Garcia Sartori é diretor da Regional Vale Europeu da UniSociesc. Atua na área de Educação desde 2007. Já foi Diretor Acadêmico nas instituições Unimonte e UniSociesc, pertencentes ao Grupo Ânima Educação. Formado em Biomedicina pela Unifran, tem especialização e mestrado na área de microbiologia.