“O povo, que se exploda!”

Por: Zeca Jr.

13/08/2021 - 01:08 - Atualizada em: 13/08/2021 - 02:45

Lembro muito bem nas aulas de Filosofia, quando falávamos sobre a Ágora, que segundo o site Sua Pesquisa.com “A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).”

Era na Ágora que aconteciam as assembleias, aonde os gregos podiam decidir sobre diversos temas, mas principalmente os ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura e outras coisas mais. Era nesse espaço público, que os cidadãos atenienses votavam e decidiam os destinos através do voto direto, os destinos da cidade.

Infelizmente na atualidade as coisas não são mais assim. Continuamos votando, porém, através do nosso voto, estamos nomeando pessoas para que sejam nossos representantes, REPRESENTANTES DO POVO, nas Ágoras Modernas.

É uma pena que boa parte desses representantes não tenham entendido ainda qual o papel deles. Pois defendem interesses próprios, interesses dos partidos aos quais pertencem, mas não pensam em defender aqueles que acreditaram em suas promessas e os colocaram lá.

Escrevendo essa crônica lembrei do personagem Deputado Justo Veríssimo, tão bem interpretado pelo imortal Chico Anysio, que utilizava do bordão: “Quero que o pobre (povo) se exploda!”, algo tão atual que dá-se a impressão que os quadros não foram escritos em meados dos anos 80.

O que me deixa boquiaberto, é que alguns que hoje ocupam hoje uma vaga, quando faziam oposição ao governo, levantavam bandeiras e eram contrários a tudo aquilo que hoje defendem. É o famoso jogo de interesses.

Felizmente nos dias de hoje, temos as redes sociais, local onde as notícias da Ágora moderna, se espalham rapidamente e com isso, nós que atribuímos os poderes à eles, confiando no seu trabalho e senso de justiça podemos nos manter informados das suas atuações.

Se eles não recordam, vou lembrar agora: Não é a toa, que nossa Câmara Municipal nas eleições passadas foi renovada em 80%. Estamos de olho, não esqueçam que se vocês ocupam esses lugares nos dias de hoje, foi porque nós os colocamos aí. E se os colocamos, podemos tirá-los também.

Muitas pessoas já me perguntaram o porque eu não sigo uma carreira política e a melhor definição para o fato partiu de uma grande amiga minha, que me conhece desde a minha mais tenra infância.

Quando a questionaram sobre essa possibilidade ela respondeu: “O Zeca? Ah, ele é muito certinho, pra ser político, ele terá que aprender a mentir, a ser dissimulado, prometer coisas que ele não pode cumprir”… (Não quero dizer com isso que todos os políticos são assim, existem suas exceções).

A minha versão sobre o fato é a seguinte: Jamais conseguiria trabalhar amarrado as ideias de um partido político, sabendo que defendendo elas, estaria prejudicando pessoas que acreditaram em mim e que através do seu voto, me colocaram no cargo como seu representante.

Isso também porque não acredito nos ideais dos partidos políticos na atualidade. Partido político com ideais existia na época dos meus avós, que eram: o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (Arena). E não essa enxurrada de partidos que vemos na atualidade, com toda essa prostituição política, “Hoje sou filiado a esse partido, amanhã, dependendo como são as coisas, me desfilio e vou para o lado que me oferecer mais!”

Prefiro então continuar como fiscal, não porque eu não queira me envolver, mas porque prefiro continuar com minha consciência tranquila, poder encostar minha cabeça no travesseiro e dormir sossegado. Acredito que tem alguns lá que não conseguem fazer mais isso. Ou talvez não, são tão safados que isso pouco importa.

No Pirata

Você acredita que sexta-feira 13 é dia do azar? Bate três vezes na madeira, cuida pra gato preto não atravessar na sua frente, não deixa chinelo virado e não passar embaixo de escadas? Então venha para o Pirata que por aqui estará tudo na mais prefeita tranquilidade, sendo eliminados quase que 99% de chances de qualquer coisa dessas ocorrer.

Dando o start para o final de semana, nesta sexta-feira (13), quem traz o rock n’roll pra galera e sobe ao palco do Pirata é a dupla da banda Crazy Maria com um repertório de pop e rock, nacional e internacional num formato acústico.

No sábado (14), voltando ao palco do Pirata é a dupla da banda Rock 50 em seu formato acústico. Com o vocal potente da Lidi, trazendo no repertório clássicos do rock e flashback da melhor qualidade.

Lembrando que torna-se obrigatório o uso de máscaras ao circular pelo bar, álcool gel para higienizar as mãos e o distanciamento das mesas e pessoal. O público está limitado a 30% da capacidade da casa.

Ressaltando que as casas noturnas têm autorização de funcionamento para atendimento aos clientes exclusivamente sentados, permanecendo proibido o acesso à pista de dança e o consumo por parte de pessoas que estejam fora de mesas. As mesas poderão ter no máximo 4 pessoas.

Casa Treë

A casinha mais simpática da Domingos da Nova, preparando mais um final daqueles, com muita música para o povo super descolado da city que curte as batidas do hip hop intercaladas com as do funk.

Na sexta-feira (13), as pick’ups estarão sob o comando do DJ LeoKdio, que traz no repertório, muito hip hop dance hall e funk, para o povo curtir de montão.

Para quem quiser, a casa Treë atende também pelo delivery, se você quiser provar as delícias da Casa, basta ligar para o número: (47)99700.7159, solicitar o cardápio e fazer seu pedido.

A casa Treë fica na Rua Domingos da Nova, bem ao lado da Studio FM.

Meu Boteco

⠀⠀

Um dos mais tradicionais bares da cidade e com certeza, com a melhor localização é o Meu Boteco, que toda a semana reúne seus clientes habituais e novos clientes em torno daquela deliciosa caipirinha, ou daquele chopinho gelado, acompanhado com as delícias de lanches e porções oferecidos no cardápio da casa.

Para este final de semana, o boteco também já preparou as atrações musicais, Nessa sexta-feira (13), quem faz o som é o músico Junior, com o melhor do rock’n’roll pra galera, já no sábado (14), o som fica por conta do Sebastian, que traz no seu play list, o melhor do pop rock nacional e internacional.

Fica o convite, o Meu Boteco fica na esquina da Reinoldo Rau com a Domingos da Nova.

 

Gente & Fotos:

Laura e Renan

Tendo o dia 14, este sábado como escolhido, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Brasília transbordará de alegria e de muito amor, sendo o cenário para a celebração do matrimônio da minha afilhada Laura Poffo Lamas e com seu noivo Renan Fiel.

Uma história linda de amor que se eternizará no momento do Sim. Infelizmente, não poderei estar fisicamente, participando desse momento tão especial na vida de vocês, mas me farei presente através das mais carinhosas preces a bênçãos sobre vocês.

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!