“A vida requer exemplos.”

Por: Zeca Jr.

30/10/2020 - 00:10 - Atualizada em: 30/10/2020 - 00:44

Nesses 20 e tantos anos em sala de aula já vivenciei diversas situações, filhos “cabeça” enfrentando pais “quadrados”, vi situações inversas também, desde aquele aluno que não sabe o porquê e o que está fazendo em sala de aula também.

Nessa semana, fiquei imensamente feliz com a reportagem aqui no OCP, de uma ex-aluna Julia Nogath, que realizou um intercâmbio através do Rotary na Nigéria. (Leia a reportagem aqui)

Na reportagem ela relata o seu cotidiano em terras africanas, o convívio num país tão distante e tão repleto de diferenças não somente étnicas, mas também culturais. O que chamou minha atenção na entrevista, foi o fato da utilização da palmatória em sala de aula como forma de punição por maus comportamentos, ou ela ter que lavar suas roupas, não à máquina mas sim, à mão, não ter Wi-Fi e o acesso a internet ser em alguns períodos do dia, entre tantas outras coisas mais, que ela já havia me contado através do Direct no Instagram.

Fico imaginando como alguns outros alunos e tantos outros jovens agiriam no lugar dela, tendo que se submeter a essa situação. Acredito que minha querida Júlia tirou tudo isso de letra, por ser justamente uma pessoa diferente, iluminada!

Através desse exemplo, de determinação e de superação de tantas diferenças vivenciadas por ela, fico pensando nesses jovens sem perspectivas, que ficam com suas bundas afundadas num sofá o dia inteiro, com um ou um celular ou joystick nas mãos.

Isso fez eu recordar de uma situação vivenciada por mim em sala de aula, onde realizamos uma dinâmica para falar sobre as diferenças e ao final da dinâmica, iriamos fazer uma partilha sobre o que havíamos vivenciado com aquela experiência, lembrando que as diferenças nem eram tão gritantes, posto que, os participantes pertenciam praticamente a mesma classe social, etnia e por aí vai.

Fique surpreso quando um aluno pediu a palavra e começou a falar:

“Diferenças? Quero que se f*#@! Se eu quiser, meu pai compra um Iphone do último modelo, se eu tiver vontade de viajar para o exterior agora, meu pai vai lá e compra minha passagem! Pouco me interessa quem não tem condições de fazer isso, pois eu tenho!”

Reparem que o discurso do digníssimo jovem, sempre utilizando o “EU” na frente de suas falas, se achando o superior, o inabalável o todo poderoso.

Quando ele terminou seu discurso inflamado e eloquente, disse pra ele: “Tomara que seu pai viva para sempre, pois pelo que notei, tudo o que você possui ou quer possuir, depende do trabalho dele! E tem mais, é só um conselho, aproveita a educação que ele está pagando para que você tenha, pois se futuramente as coisas não forem bem para seu pai, ao menos você terá estudo, o que poderá garantir pra você uma profissão.”

Felizmente, em situações como essas não sou eu o avaliador que irá atribuir as notas, mas sim uma avaliadora implacável que se chama vida. E eu digo felizmente, porque o resultado dessa avaliação não sai hoje ou amanhã, mas tenho plena certeza que um dia ela sairá.

Se fosse eu, com certeza, a Júlia já tem um 10 garantido!

(As fotos que ilustram a capa são do arquivo pessoal da Julia.)

No Pirata

A programação do Pirata para esse final de semana está pra lá de especial.

Atenção galera, embarcação zarpando para mais um final de semana com muito rock, gente bonita e descolada e cerveja sempre gelada. O agito todo se inicia nessa sexta-feira (30), com dose dupla pro povo curtir. No palco da casa, Elton Faneco e o duo da banda Mr. Moonrise, trazendo o melhor do pop e rock nacional e internacional

No sábado (31), a festa é pra quem perdeu o show com o cover do Capital Inicial na semana que passou. Esse sábado, ele estará novamente no palco do Pirata e traz junto o parceiro Anderson Human para agitar o público presente. Para abrir a noite, rola o som do E-DUO fazendo o esquenta com muito rock in roll.

Lembrando a galera que Casas noturnas e bares, podem ficar abertos até as 04:00 da madruga, as duplas acústicas podem tocar até um pouco mais tarde!

Fica o toque que o Pirata está seguindo todas as normas de segurança conforme orientação da prefeitura de Jaraguá do Sul, sendo que o público está limitado a 30% da capacidade, mesmo assim, a casa orienta para que todos mantenham as distâncias entre pessoas e tragam suas máscaras. As mesas poderão ter no máximo 4 pessoas, ao transitar pelo bar você deve estar usando máscara.

Olha o Churrasco!

No próximo dia 14, tem Churrasco de Igreja no Juve.

No dia 14 de novembro, o Juventus fará um grande churrasco para você torcedor. O evento acontecerá no novo salão social do Estádio João Marcatto que foi todo reformado para acomodar você e a sua família.

Com certeza, será uma tarde especial com música ao vivo, espaço para os pequenos brincarem e serviço de bar completo, com bebidas, maionese, salada e muito mais.

Você pode adquirir seu cartão na secretaria do clube, com os diretores e funcionários do Juventus e estabelecimentos parceiros.

Dúvidas, fale pelo WhatsApp – 47 99690-9950

Vale lembrar também que todos os domingos, o Clube oferece a opção de galinha e agora também, costela assada. (Tanto no sábado como para o domingo, as reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 99690.9950).

Lembrem-se: Figurinha repetida não completa álbum, vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!